NEOJIBA abre o mês de novembro com Recital de Madeiras e Cordas em Vitória da Conquista

O público presente no espetáculo. Foto: Danilo Souza
  • Danilo Souza
  • Atualizado: 18/12/2023, 09:04h

O Núcleo Estadual de Orquestra Juvenil e Infantil da Bahia (NEOJIBA) apresentou, na noite desta quarta-feira (1), o Recital de Madeiras e Cordas, na sala de espetáculos do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista. O evento contou com entrada gratuita e recebeu um bom público.

Surgido em 2007, o NEOJIBA é um programa do Governo do Estado da Bahia que busca incentivar crianças e adolescentes a seguirem o caminho da arte e da música, além de contribuir na integração social através da coletividade. O projeto possui seu Núcleo Central na cidade de Salvador e conta também com Núcleos Territoriais nas cidades de Feira de Santana, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. 

Presente em solo conquistense desde 2016, mas como Núcleo Territorial desde 2019, o NEOJIBA tem sua própria orquestra com 30 musicistas composta por crianças e adolescentes. Entre as musicistas está Júlia Cristina, de 14 anos, que toca violino. Ela comentou como ter entrado no Neojiba mudou a sua vida. “Eu me sinto muito feliz. Desde que eu entrei, estou sendo uma pessoa mais feliz e estudiosa. Eu vi que tinha muito talento. O NEOJIBA para mim é uma inspiração.” 

Leia também: Concerto de Aniversário celebrará quatro anos de atividades do Neojiba em Vitória da Conquista

Já o maestro venezuelano Ledison Manrique, de 35 anos, declarou como se sente ao saber que pode estar ajudando crianças e jovens a desenvolverem sua afinidade pela música e, até quem sabe, seguir uma carreira profissional durante as suas vidas. “Para mim é muito especial e significativo, porque eu sou uma ferramenta que só passo conhecimento e que os ajuda a caminhar em suas decisões. O que o NEOJIBA está fazendo aqui no estado é algo que, dia a dia, vai crescendo e a ideia é gerar oportunidades para os jovens.”

Maestro Ledson com blusa nas cores da Venezuela, o seu país de origem. Foto: Danilo Souza

Além da orquestra, também existe no projeto o coral Conquista Criança, atualmente composto por 20 crianças entre 7 e 13 anos.

As apresentações feitas pelo NEOJIBA são divulgadas com antecedência em seu perfil no Instagram, o @neojiba.

Acompanhe a seguir algumas fotos da apresentação do Recital de Madeiras e Cordas. Fotos: Danilo Souza.

 

Matéria e fotos de Danilo Souza, estagiário da Mega Rádio VCA. 

Comentários


Instagram

Facebook