Professores da rede municipal decidem realizar paralisação na próxima sexta-feira (10)
Os professores da rede pública municipal de Vitória da Conquista optaram por realizar uma paralisação na próxima sexta-feira (10), motivada principalmente por conta do ponto facultativo estabelecido pela Prefeitura Municipal para esta sexta, devido ao feriado de aniversário da cidade, celebrado nesta quinta-feira (9), e que os professores não foram incluídos. O anúncio da paralisação foi feito através de uma publicação na conta oficial do Sindicato do Magistério Municipal Público (Simmp), no Instagram.
"Em um ato de unidade e repúdio à falta de isonomia da prefeitura, a categoria de professores públicos municipais de Vitória da Conquista, em assembleia realizada pelo Sindicato do Magistério Municipal Público, deliberou pela paralisação de suas atividades no dia 10 de novembro. A prefeita decretou ponto facultativo apenas para outros servidores, deixando de fora os professores. Não aceitamos essa discriminação e reivindicamos igualdade de tratamento para todos os profissionais da educação! Juntos, lutaremos pelo respeito e valorização da nossa categoria."
A prefeitura já havia estabelecido o ponto facultativo na última sexta-feira (3) por meio do Decreto 22.899, mas não houve um acordo para a decisão de estabelecer também o ponto no dia 10 de novemro para os docentes municiapais da rede pública. A principal reivindicação dos professores é o fato de terem ficado de fora da decisão, enquanto os outros servidores municipais terão direito ao ponto facultativo.
O Simmp já havia declarado na semana passada que a escolha feita pela prefeitura "violava princípios de isonomia ao tratar os servidores da gestão pública de maneira desigual". Mesmo com a paralisação na sexta-feira, no sábado (11) os professores irão trabalhar normalmente conforme está planejado pelo calendário letivo atual.
Matéria escrita por Danilo Souza, estagiário da Mega