Governo do Estado mantém decisão de readquirir terreno onde funciona o Complexo Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente em Vitória da Conquista
O Governador Jerônimo Rodrigues afirmou, durante entregas de equipamentos e obras, nessa sexta-feira (11) em Vitória da Conquista, que o Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente (CIDCA), onde também funciona o Complexo de Escuta Protegida, será alocado em um outro lugar. A decisão contraria a Prefeitura de Vitória da Conquista e órgãos que atuam no local.
No início de outubro, o Governo do Estado havia solicitado a devolução do terreno onde funcionam o Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Complexo de Escuta Protegida, uma das bandeiras do Governo Municipal e que conta com parcerias com a Unicef Brasil e a Childhood Brasil.
De acordo com o governador, ainda se fará um estudo para saber onde o CIDCA será realocado no município.
“Vamos conversar com todo mundo, mas nós vamos inclusive definir qual é o melhor lugar para a construção desse Centro que Conquista vai receber”.
Ainda segundo Jerônimo Rodrigues, talvez em sua próxima visita, sem uma data confirmada, o Governo já autorize o início dos trabalhos para implantação do novo CIDCA.
“Quem sabe no dia que eu vier pra agenda de Saúde eu já não autorize a publicação, porque tem que fazer uma planta, tem que fazer um estudo para saber o que vai funcionar lá dentro e que tamanho é. Esqueçam o valor, que a gente vai encontrar dinheiro para isso”.
O Governo Municipal e órgãos que atuam no local têm feito uma série de mobilizações, como manifestações e participação em Audiência Pública, para manter o CIDCA no mesmo lugar.
O CIDCA funciona desde 20015 onde antes estava a Escola Estadual Dirlene Mendonça, espaço que foi cedido ao município por 20 anos. Atualmente, 14 órgãos ligados à Prefeitura Municipal, Sistema de Justiça, Sistema de Segurança Pública e Conselhos Tutelares atuam no CIDCA.
Produção e foto de capa de Ricardo Gordo