Professores paralisam atividades nos três campi da UESB nesta quinta-feira
A Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (ADUSB) fará uma paralisação nos campus de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista nesta quinta-feira (30). Entre as principais causas para a decisão estão os problemas orçamentários e a defasagem no quadro de professores da universidade.
Durante o evento, será entregue uma pauta de reivindicações ao governo do Estado. Essa pauta foi protocolada ainda em 2022, mas de acordo com a nota emitida pelo site da ADUSB, o governo não tem manifestado interesse em negociar tais demandas.
No dia 17, a ADUSB realizou uma assembleia onde foi aprovada uma nova versão da pauta para o ano de 2024, entretanto, algumas alterações foram sugeridas pela ADUNEB (Seção Sindical dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia) e, com isso, outra assembleia foi realizada na última quarta-feira (29). Com as negativas de negociação por parte do governo, o fórum das Associações Docentes pretende protocolar a pauta de 2024 nesta quinta-feira, em Salvador.
Confira abaixo a programação de atividade de cada campus para a paralisação:
Vitória da Conquista -
Mobilização e café da manhã no portão principal da UESB, a partir das 7h30.
Atividade cultural com o artista Thales Dourado, apresentando voz e violão, a partir das 17h30.
Jequié -
Mobilização e café da manhã no portão principal da UESB, a partir das 8h.
Atividade cultural com o artista Agton, apresentando voz e violão, a partir das 08h.
Itapetinga -
Mobilização e café da manhã no portão principal da UESB, a partir das 8h.
Atividade cultural com o artista Tony Carvalho, apresentando voz e violão, a partir das 08h.
Aula pública “Movimento Docente e Movimento Discente e a Universidade Pública”, com professor Edilson Ferreira Batista, do Departamento de Ciências Exatas e Naturais da UESB (DCEN) e Diretor Financeiro da ADUSB – Regional Itapetinga.