Morre o ex-vereador Vivi Mendes; Prefeitura decreta luto oficial de três dias
Foto: Câmara de Vereadores/Divulgação
Morreu nesta sexta-feira (24), aos 93 anos, o ex-vereador Virgílio Figueira Mendes, conhecido como Vivi Mendes.
De acordo com informações da Prefeitura de Vitória da Conquista, Vivi Mendes estava internado há cerca de uma semana na UTI do Hospital Samur.
A Prefeitura de Vitória da Conquista também lamentou a morte de Vivi Mendes e decretou luto oficial de três dias.
Vivi Mendes foi vereador de Vitória da Conquista por sete mandatos, sendo o último em 2008. Ele nasceu em 1930 na Vila do Iguá, distrito de Vitória da Conquista, e é pai do vereador Nelson de Vivi (PSDB).
A Câmara de Vereadores suspendeu a sessão desta sexta-feira e publicou uma nota em que lamenta o falecimento do ex-vereador.
“Neste momento de dor, a Câmara Municipal, em nome do presidente Hermínio Oliveira (PP) e demais parlamentares, se solidarizam com amigos e familiares do ex-vereador Vivi Mendes”, diz um trecho da nota.
Segundo a Câmara de Vereadores, o velório será na Igreja Assembleia de Deus, na Limeira, a partir do meio dia.
Pelas redes sociais, a prefeita Sheila Lemos também lamentou a morte de Vivi Mendes. Sheila Lemos diz que o ex-vereador “deixou sua marca positivamente em Vitória da Conquista. Vereador por sete mandatos lutou pela gente da nossa terra e sempre teve um olhar atento e um humor peculiar. Certamente deixará saudade e a Joia do Sertão Baiano amanhece enlutada”.
Veja a nota da Câmara de Vereadores
"A Câmara Municipal de Vitória da Conquista lamenta o falecimento do ex-vereador Virgílio Vivi Figueira Mendes, pai do vereador Nelson de Vivi (UB), ocorrido na madrugada desta sexta-feira, 24 aos 93 anos de idade.
Vivi, como era conhecido, nasceu em 1930 na Vila do Iguá, distrito de Vitória da Conquista. No entanto, foi criado no povoado da Limeira, ao lado dos pais. É filho do ilustre ex-vereador Vivaldo Mendes Ferraz, uma das mais influentes personalidades da história política de Conquista.
Iniciou suas atividades político-partidárias quando filiou-se ao MDB, sendo eleito pela primeira vez em 1983. Após seu primeiro mandato, Vivi Mendes foi reeleito, sucessivamente, por seis vezes. Em 2002 filiou-se ao PT e, em 2008, foi reeleito com 2.482 votos, assumindo seu sétimo e último mandato.
Sempre foi um defensor da zona rural, tendo sua trajetória política marcada pela defesa e valorização do homem do campo, lutando pela implantação de políticas públicas que beneficiem os pequenos produtores rurais, Vivi Mendes destacou-se também em sua atuação como parlamentar com projetos e indicações que promoveram a melhoria da qualidade de vida da população do campo.
Neste momento de dor, a Câmara Municipal, em nome do presidente Hermínio Oliveira (PP) e demais parlamentares, se solidarizam com amigos e familiares do ex-vereador Vivi Mendes.
O velório será realizado na Igreja Assembleia de Deus, na Limeira, a partir do meio dia.
Veja a nota da Prefeitura
Governo Municipal lamenta morte do ex-vereador Vivi Mendes
Na manhã desta sexta, 24, Vitória da Conquista perdeu um de seus filhos ilustres, Virgílio Figueira Mendes ou carinhosamente Vivi Mendes, aos 93 anos. A Prefeitura de Vitória da Conquista lamenta o falecimento do ex-vereador e decreta luto oficial de três dias. Ele estava internado há cerca de uma semana na UTI do Hospital Samur.
Vivi Mendes foi vereador no município por sete mandatos e era dono de um bom humor peculiar. Ele é pai do também vereador, Nelson de Vivi.
Vivi Mendes pautou seus mandatos em ações que promoviam a melhoria da qualidade de vida da população, essencialmente do povo da Zona Rural, onde ele nasceu e viveu toda a sua vida.
Em março de 2023, a prefeita Sheila Lemos fez uma visita de cortesia a Seu Vivi e entregou uma placa de agradecimento ao ex-vereador pela dedicação e pelo trabalho no exercício dos mandatos na Câmara Municipal, dedicados à população conquistense, sobretudo em defesa e valorização do homem e da mulher do campo e dos cidadãos mais carentes de Vitória da Conquista.
Ele deixa esposa, 50 filhos, netos, bisnetos, tetranetos e muitos amigos.
Neste momento de dor e luto a prefeita Sheila Lemos e sua equipe de Governo externam seus votos solidariedade e afeição ao vereador Nelson de Vivi, aos demais familiares e amigos do ex-vereador Vivi Mendes.
O velório será realizado a partir de 12h na Assembleia de Deus, próxima a Escola Municipal Domingos de Oliveira, na Limeira, onde morava. O sepultamento será realizado amanhã (25), no distrito de Iguá.
Biografia – Virgílio Vivi Figueira Mendes era agricultor, nasceu na Vila do Iguá, distrito de Vitória da Conquista, mas foi criado no povoado da Limeira, ao lado dos pais. É filho do ilustre vereador Vivaldo Mendes Ferraz, uma das mais influentes personalidades da história política de Conquista. Iniciou suas atividades político-partidárias quando filiou-se ao extinto MDB, sendo eleito pela primeira vez em 1983. Após seu primeiro mandato, Vivi Mendes foi reeleito, sucessivamente, por seis vezes. Em 2002 filiou-se ao PT e, em 2008, foi reeleito com 2.482 votos, assumindo seu sétimo mandato.
Prefeitura de Vitória da Conquista
24 de maio de 2024