III Mostra Cinema Poções homenageia Fernando Belens e mantém o ciclo de reconexão com seus cineastas
Manter a reconexão com seus cineastas é a proposta da III Mostra Cinema Poções. Dessa vez o homenageado é Fernando Belens, diretor com uma longa e premiada carreira desde os anos 1970, quando iniciou sua trajetória com o movimento Super-8 em Salvador.
Nascido em Poções em 1950, Fernando Belens retorna ao município para ser homenageado nessa III Mostra Cinema Poções, que acontece entre os dias 9 e 11 de agosto, no recém-inaugurado Teatro Professora Luzia Ferreira, no Colégio Estadual de Tempo Integral Dr. Roberto Santos, com abertura às 19h.
Durante a III Mostra Cinema Poções serão exibidos alguns dos principais filmes de Belens, como A Mãe, Anil e Pau Brasil. Além dos filmes, haverá uma mesa redonda com Fernando Belens, a exposição fotográfica Mostras e o cinema em Poções, que conta um pouco do resgate e a reconexão do município com seus cineastas e o próprio cinema, e a apresentação da Filarmônica 26 de Junho.
Fernando Belens. Foto: Arquivo pessoal
Mostras Cinema Poções
Fernando Belens é o terceiro homenageado nesse processo de reconexão do município com grandes nomes do cinema baiano e brasileiro que nasceram em Poções ou passaram a infância no município. Uma tríade formada por Geraldo Sarno, Turna Espinheira e Fernando Belens.
Em 2011, o primeiro a estar presente na Mostra foi Tuna Espinheira, diretor de filmes como Cascalho e Viva o 2 de Julho. Tuna não nasceu em Poções, mas seus primeiros contatos com o cinema se deu no município, onde passou sua infância e uma parte da adolescência.
Já em 2013, Geraldo Sarno foi o homenageado. Com longa carreira desde o Cinema Novo, Geraldo Sarno participou da Mostra e também desenvolveu outros trabalhos em Vitória da Conquista e Poções a partir daquele ano. Geraldo Sarno nasceu em Poções em 1938 e entre seus principais filmes estão Viramundo (1964), Coronel Delmiro Gouveia (1978) e Sertânia (2019).
A homenagem a Fernando Belens é o fechamento de um ciclo que nos remete a formação desses cineastas que tiveram seus primeiros contatos com o cinema em Poções, município que já chegou a ter quatro salas de cinema entre os anos 1940 e 1990 de forma ininterrupta, embora não simultaneamente.
A III Mostra Cinema Poções terá entrada gratuita. A programação começa com homenagem a Fernando Belens, no dia 9 de agosto, às 19h. Na abertura também terá a exibição de curtas, entre eles A Mãe. Já no sábado, 10 de agosto, às 14h será realizada uma mesa redonda com Fernando Belens. Às 19h será exibido o filme Pau Brasil. No domingo, a programação começa às 18h com a exibição de mais curtas, como Anil. A Filarmônica 26 de Junho fará o encerramento a partir das 20h.
Cartaz da III Mostra Cinema Poções