Mega Conversa com Beth do MST sobre o dia da Mulher Preta, Latino-Americana e Caribenha
Beth do MST no Mega Conversa. Foto: Ane Xavier
Nesta quinta-feira (25), o Mega Conversa recebeu Elizabeth Rocha de Sousa, mais conhecida como Beth do MST. O encontro destacou a importância do Dia da Mulher Preta, Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho.
Beth do MST, bacharel em Direito e militante ativa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), é também pré-candidata a vereadora em Vitória da Conquista. Em sua trajetória, Beth se destaca pela defesa de pautas voltadas para a representatividade negra e feminina, buscando transformar a realidade das mulheres negras no cenário político e social.
O Dia da Mulher Preta Latino-Americana e Caribenha, celebrado anualmente em 25 de julho, destaca a luta por equidade e reconhecimento das mulheres afrodescendentes na América Latina e no Caribe. Esta data foi instituída em 1992, durante o 1º Encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, realizado em Santo Domingo, República Dominicana. Sua escolha remete à necessidade de visibilizar as contribuições e desafios específicos enfrentados por essas mulheres, que frequentemente se encontram marginalizadas em diversas esferas sociais e políticas.
A data não apenas celebra as conquistas e resiliência dessas mulheres, mas também serve como um chamado à ação para a promoção de políticas públicas que garantam justiça social e igualdade de oportunidades.
Durante a entrevista no Mega Conversa, Beth destacou a importância da data, os desafios enfrentados pelas mulheres pretas, e a falta de representatividade na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista.
Ouça a entrevista abaixo. Disponível também no Spotify.
Apresentação por Ane Xavier.