Vitória da Conquista recebe a Turnê "Camerata NEOJIBA na Bahia’’, com o violinista francês David Grimal e o pianista baiano Ricardo Castro

O violinista francês David Grimal. Foto: Reprodução
  • Danilo Souza
  • Atualizado: 01/08/2024, 03:53h

Vitória da Conquista será uma das cinco cidades do estado a receber a turnê inédita “Camerata NEOJIBA na Bahia”, que contará com o violinista francês David Grimal e o pianista Ricardo Castro, acompanhados pelos membros da Camerata NEOJIBA. O evento acontecerá de forma gratuita, na próxima quarta-feira (7), no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.

A turnê levará ao público um repertório com peças de compositores europeus e brasileiros de diferentes épocas, como o "Concerto para violino, cordas e contínuo em ré menor", de Bach, a "Sinfonia de câmara para orquestras de cordas", de Shostakovich, o prelúdio das "Bachianas Brasileiras n.4", de Villa-Lobos, e composições de Elomar Figueira Mello, músico conquistense.

Além de Vitória da Conquista, a Camerata também tem em sua agenda apresentações em Ilhéus, na segunda-feira (5), Itabuna, na terça-feira (6), Lençóis, na sexta-feira (9), e a capital, Salvador, no domingo da próxima semana, dia 11 de agosto.

Saiba mais sobre os músicos da turnê

David Grimal

Nomeado Chevalier dans l’Ordre des Arts et Lettres pelo Ministério da Cultura da França, o violinista francês David Grimal costuma se apresentar como solista com as mais prestigiadas orquestras do mundo, como a Orquestra de Paris, Filarmônica de Radio France, Orquestra Nacional Russa, Orquestra Nacional de Lyon, Orquestra de Câmara da Europa, Berliner Symphoniker, New Japan Philharmonic, Orquestra de Ópera de Lyon, Mozarteum Orchestra de Salzburg, Jerusalem Symphony Orchestra e a Sinfonia Varsovia.

Ricardo Castro

Ricardo Castro recebeu o primeiro prêmio no Concurso Internacional de Piano de Leeds, na Inglaterra, em 1993, tornando-se o único latino-americano a ganhar o concurso. Vinte anos depois, tornou-se, pelo trabalho realizado com  o NEOJIBA, o primeiro brasileiro a receber o título de Membro Honorário da Royal Philharmonic Society. A nomeação o colocou ao lado de personalidades ilustres da história da música ocidental. Castro também leciona nas Universidades de Música de Genebra e na Scuola di Musica di Fiesole.

Camerata NEOJIBA

A Camerata NEOJIBA, formada especialmente para a turnê, reúne músicos selecionados entre os integrantes do naipe de cordas da Orquestra NEOJIBA, principal formação do programa. O grupo tem 14 instrumentistas, que também atuam como multiplicadores. Os artistas tiveram a oportunidade de desenvolver um trabalho de preparação com Grimal, que além de ser violinista é também professor. Veja a seguir a formação atual da Camerata NEOJIBA. 

A Camerata NEOJIBA. Foto: Divulgação/NEOJIBA

Violino 1:

Isabela Rangel, Enzo Albuquerque, Bruna Dantas e Marlon Beraldi

Violino 2:

Isaac Bispo, Breno Albuquerque, João Azevedo e Fernando Batista

Viola:

Aby Machado, Stênio Rodrigues Oliveira e Pedro Henrique Santana

Violoncelo:

Pillar Gisele e Frank Junior

Contrabaixo:

Esdras Salatie

Comentários


Instagram

Facebook