Carteira de Identidade Nacional (CIN) começa a ser emitida em Vitória da Conquista a partir do dia 16 de agosto
Foto: Reprodução
No dia 15 de agosto, diversos postos do interior do estado iniciarão a emissão do novo Cadastro de Identidade Nacional (CIN). As unidades que passarão a oferecer o serviço são: SAC Feira I e II em Feira de Santana, além dos postos em Ilhéus, Irecê, Itabuna e Barreiras. Em Vitória da Conquista, nos postos Conquista I e II, a emissão começará no dia 16, por conta do feriado municipal do Dia Nossa Senhora das Vitórias, padroeira da cidade.
O CIN adota o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. O novo documento permite a inclusão de outros números de documentos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Também é possível adicionar informações sobre condições de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual, desde que acompanhadas de atestados ou relatórios médicos. Informações sobre tipo sanguíneo e fator RH também podem ser incluídas, mediante exame laboratorial. O CIN permite ainda registrar a opção por ser doador de órgãos.
Outra novidade é a inclusão do nome social, a pedido do cidadão, mediante preenchimento de requerimento específico fornecido no momento da solicitação. Caso haja alteração no nome na certidão de nascimento, prevalecerá o novo registro.
O CIN estará disponível também em versão digital no portal GOV.BR três dias após sua emissão. O documento inclui um QR Code para verificação de autenticidade e conferência dos dados.
Para a emissão do CIN, é necessário apresentar certidão de nascimento ou de estado civil, seja em original, cópia autenticada ou formato eletrônico. Se a certidão estiver plastificada, é preciso levar uma cópia adicional.
Nos cidadãos não são obrigados a trocar seus documentos imediatamente. O RG antigo continua válido até 28 de fevereiro de 2032.