Festival de Inverno Bahia 2024 começa nesta sexta-feira; saiba mais sobre os principais artistas da line-up

Foto: Reprodução/Festival de Inverno Bahia
  • Danilo Souza
  • Atualizado: 22/08/2024, 02:26h

O Festival de Inverno Bahia 2024 acontece a partir desta sexta-feira (23), no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista. Os três dias de shows, que se estendem até o próximo domingo (25), marcam a “maioridade” do festival, que, neste ano, chega a sua 18ª edição. Veja a seguir um breve resumo, por ordem de apresentação, sobre os artistas que estarão no palco do FIB.

Sexta-feira, 23 de agosto

Anavitória & Nando Reis

A parceria entre Nando Reis e o duo Anavitória é uma das atrações mais esperadas do FIB desde a sua confirmação. Apesar de estarem se apresentando juntos atualmente, essa não é a primeira vez que os artistas dividem uma turnê. A primeira vez aconteceu em 2018, durante a mini-turnê “Juntos”, iniciada em 8 de junho e encerrada em 12 de junho do mesmo ano, em comemoração ao dia dos namorados.

Já em 2024, os artistas se encontraram novamente, desta vez para a “Turnê dos Namorados II”, iniciada em junho e que terá a sua última apresentação feita justamente nesta sexta-feira, no Festival de Inverno Bahia. No setlist, estão canções da carreira de Nando, como “All Star”, “Resposta” e “Dois Rios”, e músicas que fazem parte do repertório do duo Anavitória, como “Trevo (Tu)”, “Agora Eu Quero Ir” e “Porque Eu Te Amo”.

Xand Avião

Seja no grupo “Aviões do Forró”, seja em carreira solo, o cantor Xand Avião já é um nome consolidado na cena musical do país há bastante tempo. O artista será o segundo a se apresentar no dia inicial do Festival e levará ao público canções dos diversos momentos de sua trajetória. O seu álbum mais recente, “MiXtura (Deluxe)”, saiu em abril deste ano e conta com 17 músicas.

Só Pra Contrariar - Acústico

Após o seu auge, na década de 1990, e marcar o seu nome entre os principais grupos de pagode do país, o Só Pra Contrariar reuniu neste ano a sua formação original, que conta com Alexandre Pires, para uma série de apresentações em um formato acústico. O SPC fecha a primeira noite do Festival.

Alexandre havia deixado o grupo oficialmente em 2002 para seguir carreira solo, porém, retornou em 2013 e fez parte da banda mais uma vez até 2015, participando da turnê de comemoração de 25 anos do SPC. Quase dez anos depois, o cantor volta à formação mais uma vez para marcar a sua despedida oficial da banda.

Sábado, 24 de agosto

Maiara e Maraisa

Maiara e Maraisa, estreantes no FIB, são a primeira atração do sábado. Em alta juntamente com o movimento do “feminejo”, o sertanejo dominado por artistas mulheres nos últimos anos no país, ao lado de nomes como Marília Mendonça, a dupla acumulou canções de sucesso comercial durante a carreira, como “10%” e “Medo Bobo”, por exemplo.

Menos é Mais

Surgido em 2016, em Brasília, o grupo Menos é Mais também tem o pagode como o seu estilo musical. Mesmo com uma trajetória consideravelmente recente, a banda já alcançou bons números ao longo dos oito anos em atividade, além de ter realizado colaborações artísticas, inclusive, com músicos que também estarão nesta edição do FIB, a exemplo de Xand Avião.

Samuel Rosa

Nome conhecido de outros carnavais, ou melhor, de outros festivais, Samuel Rosa já passou pelo palco do FIB com a sua antiga banda, o Skank. Após o fim das atividades do grupo, em 2023, Samuel passou a se apresentar em carreira solo e lançou recentemente o seu primeiro álbum, intitulado “Rosa”. Para a apresentação no Festival, é esperado que o artista mescle parte do seu repertório já conhecido, como “Vou Deixar”, “Sutilmente” e “Garota Nacional” com as novas canções que marcam a nova fase da sua carreira.

Filhos de Jorge

O grupo Filhos de Jorge foi a primeira atração confirmada para o FIB, ainda em 2023, e se apresentará no palco principal após ter estreado no Festival no ano passado em um dos palcos secundários, o Arena da Música. A banda chega para a edição atual entre os principais nomes após ter vencido uma votação popular com mais da metade dos votos.

Em 2013, o conjunto lançou uma das músicas mais tocadas do carnaval daquele ano, a faixa “Ziriguidum”.

Domingo, 25 de agosto

Ana Castela

Outra estreante no FIB, Ana Castela viu sua carreira escalar rapidamente. Ela iniciou profissionalmente em há cerca de três anos, em 2021, com a gravadora AgroPlay, alcançando boas colocações em listas de músicas mais tocadas, tanto nas rádios, quanto em plataformas digitais, já nos anos seguintes.

Ana abrirá a última noite e é uma das apostas para o público mais jovem.

Jão

Jão é outro artista que viu as coisas acontecerem rapidamente. Até 2016, o cantor produzia somente covers, que eram publicados no Youtube. Por meio desses vídeos, o artista ganhou a atenção de produtores musicais que o fizeram chegar até a Head Media, um selo que faz parte da gravadora Universal Music. Ainda no mesmo ano, Jão lançou oficialmente a sua primeira canção autoral, a faixa “Dança Pra Mim”.

O artista tem quatro álbuns, lançados em um intervalo de cinco anos, e que consolidaram o cantor como um dos principais nomes da nova cena da música Pop nacional.

Seu Jorge

Seu Jorge, headliner do último dia de FIB, dispensa apresentações. Ao longo de quase trinta anos de carreira, o cantor lançou sete álbuns de estúdio, seis ao vivo, colaborou com outros artistas, como o Planet Hemp, Marcelo D2 e Jota Quest, além de também ter desenvolvido uma carreira de ator, fazendo parte do elenco de filmes brasileiros reconhecidos em todo o mundo, como “Tropa de Elite 2” e “Cidade de Deus”.

Em seu catálogo de canções, estão “Burguesinha”, “Mina do Condomínio”, “Amiga da Minha Mulher” e “Felicidade”, entre outras faixas.

Comentários


Instagram

Facebook