Nando Reis e Anavitória, SPC e Xand Avião embalaram público com romantismo e forró na primeira noite do FIB
Foto: Laécio Lacerda
Nando Reis e Anavitória, Só pra Contrariar (SPC) e Xand Avião mesclaram seus estilos musicais na primeira noite de Festival de Inverno Bahia, que ocorreu no Parque de Exposições Teopompo de Almeida. O romantismo de Nando Reis e Anavitória se juntou ao pagode e ao samba de Só pra Contrariar. A noite que começou serena terminou com o balanço do forró de Xand Avião.
Nando Reis e Anavitória
Com um frio de 18ºC e um luar que deixou Vitória Falcão sem palavras durante o show, o FIB teve início às 21h com a Turnê dos Namorados, que junta os maiores sucessos do cantor Nando Reis e do duo Anavitória. O show teve duas horas de duração, com uma apresentação que trazia canções para embalar muitos corações.
Foto: Laécio Lacerda
O trio abriu a noite com a música "Luz dos olhos" e trouxe na tracklist do show várias interpretações fugiram da melancolia para serem cantadas em versões mais descontraídas e enérgicas, saindo do costumeiro acústico e trazendo a banda com seu peso elétrico para o palco. A partir daí, na tracklist, que seguia um padrão intercalado entre músicas de Nando Reis e Anavitória, sucessos como "Relicário", "Tenta acreditar", "Por onde andei", "Partilhar" e "Espatódea" estiveram presentes. "Resposta" e "Dois rios", gravadas por Skank, mas compostas por Nando Reis, também animaram o público do FIB.
Anavitória se apresentou pela segunda vez no FIB. A primeira foi em 2018, quando o duo estava divulgando o álbum "O tempo é agora", lançado no mesmo ano. Seis anos depois, elas também cantaram "Porque eu te amo" e "Ai amor", do mesmo disco.
Nando Reis se mostrou mais leve no palco ao lado de Anavitória, talvez se preparando para o que será a sua nova turnê do seu mais recente disco, "Uma estrela misteriosa", em que tem a parceria de ícones dos anos 1990, especialmente da cena de Seattle, como Krist Noveselic, ex Nirvana.
SPC
Em uma das atrações mais esperadas do Festival de Inverno, o samba e o pagode do Só Pra Contrariar deu continuidade à noite que se encaminhava para o romantismo. Com orquestra e banda sob a regência dos clássicos na voz de Alexandre Pires, o SPC foi o ponto alto da noite do FIB. Talvez o termômetro tenha sido o tanto de câmeras de celulares apontadas para o palco e milhares de vozes cantando os clássicos dos anos 1990.
Foto: Laécio Lacerda
Toda a apresentação foi marcada pela presença do Roama, grupo de cordas conquistense, que foi convidado para tocar com o SPC. Com vários hits no repertório, a turnê de comemoração dos 35 anos do grupo fez o público soltar o pé e voz em clássicos como "Meu Jeito de Ser" e "Essa tal liberdade".
O show pela nostalgia que oscilou desde músicas enérgicas, como "A barata", "Mineirinho" e "Sai da minha aba" até o romantismo presente em músicas como "Que se chama amor" e "Depois do Prazer"
Xand Avião
Durante a coletiva de imprensa no Festival de Inverno Bahia 2024, Xand Avião revelou detalhes sobre seu próximo projeto, intitulado "Xand's Bar". O artista compartilhou que o álbum trará uma seleção de músicas antigas que marcaram sua infância, especialmente as que ele costumava ouvir com seu pai. Entre os artistas homenageados estão Fernando Mendes e Alcione, e o projeto contará ainda com algumas colaborações especiais, incluindo uma já confirmada com Leonardo.
Em um show marcado por grandes sucessos do forró eletrônico, o público do FIB se manteve aquecido no repertório montado com músicas como "Superação digital", "Nunca mais" "Casal Raiz" e "Inquilina", músicas lançadas durante o seu período de 16 anos no Aviões do Forró, e em carreira solo atualmente. "Basta você me ligar", da banda Barões da Pisadinha também esteve ´presente na tracklist do cantor.
A interação com o público foi um show à parte. Xand fez diversas brincadeiras com a plateia e, inclusive, deu um ingresso do seu próximo projeto para um fã, custeando passagem, hospedagem e alimentação.
Foto: Laécio Lacerda