Caruru de Cosme e Damião como Patrimônio Cultural e Dia Estadual da Juventude Cristã são decretados pelo governo do estado
O governo do estado da Bahia decretou na última sexta-feira (27) a Festa e o Caruru de São Cosme e São Damião como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia. Com a assinatura do governador Jerônimo Rodrigues, o título foi entregue pelo secretário de Cultura, Bruno Monteiro, durante o I Seminário de Patrimônio Imaterial – Reconhecendo Memórias, realizado no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, em Salvador.
A aprovação do Registro Especial da Festa do Caruru de São Cosme e São Damião como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia pelo Conselho Estadual de Cultura havia sido realizada no dia 19 de setembro.
O culto a são Cosme e são Damião, os santos gêmeos da igreja católica, ganharam especial aspecto na cultura afro-brasileira e afro-baiana ao encontrarem correspondência com o culto aos Ibejis, divindades gêmeas das religiões afro-brasileiras. As celebrações acontecem no dia 27 de Setembro, com o tradicional caruru.
Foto: Fernando Barbosa/ Ascom IPAC
Já no sábado (28) foi publicado no Diário Oficial do Estado o decreto que institui o último sábado do mês de setembro como Dia Estadual da Juventude Cristã. A assinatura do governador veio após aprovação na Assembleia Legislativa da Bahia.
De acordo com o governo do estado, a instituição do Dia Estadual da Juventude Cristã tem entre as suas finalidades a mobilização das igrejas e instituições cristãs, que podem realizar palestras, workshops, congressos, cruzadas evangelísticas, eventos de clamor ou qualquer outro que traga reflexões e ajudem a juventude cristã a enfrentar problemas sociais e criem a cultura da paz.