Professor do IFBA Vitória da Conquista integra maior experimento de física de partículas do mundo

O professor Dr. Juan Lieber Marin. Foto: Divulgação
  • Da Mega
  • Atualizado: 01/10/2024, 01:20h

O professor e pesquisador do IFBA Campus Vitória da Conquista, Dr. Juan Lieber Marin, graduado pelo IFBA, mestre pela UFSC e doutor pela UFBA, está entre os colaboradores do ATLAS, um dos maiores experimentos de física de partículas do mundo, realizado no CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear). O CERN, localizado em Genebra, na Suíça, é o principal centro de pesquisa em física de partículas.

A trajetória do docente no ATLAS começou em 2019, durante seu doutorado, orientado pelo professor Dr. Eduardo Simas (UFBA) e pelo professor Dr. Bernardo Peralva (UERJ), quando foi convidado para realizar uma tarefa de qualificação no CERN. Na ocasião, ele solucionou um  problema técnico,  que lhe garantiu um lugar na lista de autores que publicam artigos no experimento ATLAS.

Desde 2021, o nome do professor aparece em todos os artigos publicados pelo projeto. Além disso, o resultado de sua tese de doutorado faz parte da operação atual do experimento, que é um conjunto de redes neurais para identificação de fótons durante o processo de colisões do LHC.  Em janeiro de 2024, o professor foi convidado para liderar um grupo de trabalho responsável pelo monitoramento de uma das partes do experimento.

A participação do pesquisador é um feito significativo, considerando que a lista de autores do ATLAS conta com cerca de 3.000 cientistas em todo o mundo. No Brasil, o grupo liderado pelo professor Dr. José Manoel de Seixas (UFRJ), possui apenas quatorze professores.

O Dr. Juan Lieber Marin destaca a importância do trabalho que desenvolve. “Do ponto de vista educacional, mostra o potencial do IFBA como vetor de transformação social, além de ratificar a qualidade do ensino e da pesquisa ofertados pelo instituto com alcance internacional. Mesmo sendo um instituto federal no interior do Nordeste,  podemos proporcionar  aos nossos estudantes uma perspectiva global, uma injeção de ânimo, mostrando que é possível alcançar esse tipo de oportunidade", ressalta o docente.

Comentários


Instagram

Facebook