“Abril despedaçado” e “Saneamento básico” são destaques do Cine Movimenta Centro desta terça-feira
"Abril despedaçado"/Reprodução
O clássico “Abril despedaçado”, de Walter Salles, será exibido na sessão desta terça-feira (15) do Cine Movimenta Centro, às 19h.
Lançado em 2001, “Abril Despedaçado” narra a história de Tonho (Rodrigo Santoro), um jovem que vive no sertão brasileiro em 1910 e é pressionado pelo pai a vingar a morte de seu irmão mais velho, num ciclo interminável de violência entre famílias rivais. A trama mergulha nas famílias e nas tradições do sertão, trazendo à tona temas universais de vingança, honra e questionamento do destino.
Filmado nas paisagens de Bom Sossego, Caetité e Rio de Contas, o longa captura a atmosfera árida e poética do sertão, criando uma experiência cinematográfica imersiva que explora a alma humana em um cenário hostil.
Antes da exibição de “Abril Despedaçado”, o público assiste ao o curta-metragem “Na terra do sol”, de Lula Oliveira.
Na sessão das 15h, o público também poderá prestigiar outro sucesso do cinema brasileiro. “Saneamento Básico, o Filme”, de Jorge Furtado, comédia que, ao tratar da produção de um filme por moradores de uma vila, discute a burocracia e as políticas públicas de maneira leve e criativa. O filme é uma verdadeira homenagem ao cinema nacional e à capacidade de criação frente às dificuldades.
Ainda à tarde, o Cine Movimenta Centro também exibe o curta “Até a China”, de Marão.
As exibições acontecem no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. A entrada é gratuita.