Segunda edição do projeto “Obranúncio” passará por Vitória da Conquista entre o fim de outubro e o início de novembro
O projeto “Obranúncio”, idealizado pela psicóloga Núbia Neves, em 2013, realizado em Vitória da Conquista, foi contemplado no setorial de artes visuais promovido pela Fundação Cultural da Bahia (Funceb). A ideia foi repercutida nas mídias devido ao seu caráter inventivo de apropriação do espaço inerente a publicidade, que são os outdoors.
Já na segunda edição, o projeto foi contemplado na lei Paulo Gustavo Bahia - Edital Lia da Silveira e contará com 11 obras visuais dos artistas Alex Oliveira, Vinicius GiL (Purki), Amanda Guerra, George Neri e Padmateo Mato, através da veiculação das obras em outdoors, nas cidades de Vitória da Conquista e Jequié, intervindo artisticamente nesses suportes publicitários durante 14 dias, entre 21 de outubro e 3 de novembro.
O conteúdo artístico visual das obras e sua forma de exposição neste projeto deverão sugerir a apropriação dos suportes publicitários pela arte e a legitimação do consumo de arte pelos transeuntes. A intenção é ressignificar este suporte, reapropriá-lo a um interesse comum, as artes, que em sua expressão vanguardista possuem a necessidade de ocupar novos espaços e transpor fronteiras, interrompendo o fluxo natural das convenções.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.
Assista ao vídeo produzido em 2014 sobre "Obranúncio"