Com o tema “A Conquista do Mundo”, Festival Suíça Bahiana realiza sua décima edição no último fim de semana; confira os melhores momentos

O Festival aconteceu nos dias 19 e 20 de outubro, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. Foto: Ane Xavier
  • Ane Xavier
  • Atualizado: 21/10/2024, 07:02h

O Festival Suíça Bahiana aconteceu no último fim de semana, nos dias 19 e 20 de outubro, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista. O evento, de acesso gratuito, trouxe uma programação marcada pela presença majoritária de mulheres em sua line-up, além de apresentações distribuídas em dois palcos.

No sábado, a primeira atração do Festival Suíça Bahiana foi a artista conquistense Pipa, que se apresentou pela primeira vez no evento. Em entrevista à Mega Rádio, a cantora destacou a responsabilidade de abrir a décima edição do festival. “Acredito que começar um festival como esse traz sorte. Colocamos o axé em cima do palco para esta edição. Fiquei muito feliz por iniciar o dia com chave de ouro”, afirmou.

 

A cantora Pipa abriu o primeiro dia do Festival. Foto: PH

O dia se destacou pela diversidade de ritmos, com performances que variaram do samba ao pop dançante, encerrando com o axé baiano de Guilhotina Guinle e As Travestis. No palco principal, os shows do cantor de MPB Ivyson e da banda Francisco, El Hombre foram os pontos altos da noite. O público participou ativamente, entoando coros em diversas músicas e interagindo com os artistas em vários momentos. 

O cantor recifense Ivyson, que acumula mais de 1 milhão de ouvintes mensais no Spotify, foi uma das atrações mais aguardadas do sábado no Festival Suíça Bahiana. Conhecido por sucessos como "Girassol", "Esquina" e "QNHMN/MCPD", Ivyson animou o público com um repertório de músicas românticas e animadas. Em entrevista à Mega Rádio, ao ser questionado sobre sua popularidade, o cantor declarou: "Cara, é muito doido! É muito doido parar e reparar nisso, porque, de onde eu vim, eu não conheço ninguém que trabalha com música. (...) Quando chego num lugar cheio de gente me esperando, como aqui, eu fico espantado. Juro, eu não sabia que era assim, não fazia ideia!"

 

O cantor de nova MPB Ivyson foi eleito por muitos fãs a atração mais esperada da noite de sábado. Foto: Ane Xavier

A banda Francisco, El Hombre se apresentou pela primeira vez em Vitória da Conquista no sábado, por volta das 20h, como parte de sua turnê de despedida. Durante o show, Sebástian, um dos vocalistas, mencionou que uma apresentação prevista para 2019 na cidade foi cancelada, atribuindo o fato a uma "perseguição política" enfrentada naquele período. A performance incluiu temas sociais e políticos, que refletem o engajamento presente nos trabalhos do grupo ao longo dos anos. Entre as músicas tocadas se destacaram "Tá com dólar, tá com Deus", "Como una flor", "Chão, teto, parede" e "Triste, louca ou má", canção mais conhecida da banda.   

 

 Francisco el Hombre no palco do Festival Suíça Bahiana. Foto: Ane Xavier

O domingo no Festival Suíça Bahiana foi marcado por uma programação de apresentações ao longo da tarde e noite. As apresentações do dia se iniciaram com Paulinha Chernobyl às 14h, seguida por Andrezza às 14h30. Após isso, um dos destaques do dia aconteceu no palco 1, com Orquestra Conquista Sinfônica, regida por João Omar e Armandinho Macêdo, que veio de Salvador para se apresentar no Festival.

Orquestra Conquista Sinfônica convida Armandinho Macêdo. Foto: PH

Um dos shows mais aguardados do dia não ocorreu no palco principal. A banda Dona Iracema se apresentou por volta das 17h40 no palco alternativo e animou o público com músicas do recente álbum “Rojão 12x1”. A última apresentação da banda havia sido no evento Agosto de Rock, que ocorreu um dia após o lançamento do disco. Ao ser questionado pela Mega Rádio sobre a diferença entre tocar em um evento onde as pessoas tiveram tempo para ouvir o CD, Oscar Sampaio, baterista da banda, comentou que se apresentar para um público que já conhecia as letras das músicas foi uma surpresa agradável. “No outro show, ninguém estava ali sabendo as músicas, então foi um teste. Hoje o público proporcionou um tempo a mais para a gente explorar melhor essas músicas. Eu consegui sentir mais esse calorzinho, e, para nossa surpresa, todas as músicas funcionaram de maneira perfeita”, concluiu.

 

Dona Iracema, uma das bandas mais aguardadas do palco 2. Foto: PH

No palco principal, os dois shows mais aguardados da noite certamente foram o de Mariana Nolasco, com uma versão mais acústica do MPB e o de Supla, conhecido por suas clássicas músicas de rock. 

Mariana Nolasco se tornou conhecida cantando versões de músicas em seu canal no Youtube, que acumula mais de 450 milhões de visualizações. Entre suas músicas mais conhecidas, estiveram presentes na setlist “Poemas que Colori”, “Era Amor” e "Certeza”.

Mariana Nolasco no palco 1. Foto: PH

No último dia do Festival Suíça Bahiana, Supla foi a atração que encerrou a programação da noite. O cantor apresentou clássicos como "São Paulo" e "Paparazzi", além de fazer covers de "As It Was" de Harry Styles e "Dancing with Myself" de Billy Idol. Considerado a atração mais aguardada da noite, Supla interagiu com o público e manteve a energia alta durante toda a apresentação, proporcionando uma performance que envolveu o público presente.

Supla encerra o último dia do festival. Foto: Ane Xavier

Comentários


Instagram

Facebook