Iraquara sedia 3º Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia de 5 a 9 de novembro

Foto: Anderson Costa
  • Da Mega
  • Atualizado: 30/10/2025, 04:19h

O 3º Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia (Fórum AVI) ocorrerá de 5 a 9 de novembro no município de Iraquara, na Chapada Diamantina. O evento será realizado no Colégio Estadual de Tempo Integral e reunirá profissionais, estudantes, coletivos e demais agentes culturais. O tema desta edição é “Território Vivo, Cinema Sustentável”. O objetivo é discutir os caminhos para um audiovisual mais diverso e sustentável, conectado às realidades do interior.

A programação anunciada inclui duas oficinas, três workshops, um seminário e seis grupos de trabalho (GTs). As atividades são voltadas à construção de soluções para o fortalecimento das redes de produção, exibição e formação no estado. A abertura oficial acontece na quarta-feira (5), às 18h30 , seguida pelo Seminário de Cinema Indígena às 19h. O seminário inaugura o Fórum em diálogo com o 5º Festival Americano de Cinema e Vídeo Socioambiental de Iraquara (FASAI 2025) , que é parceiro e anfitrião da edição.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online. Parte das atividades ocorrerá de forma híbrida. O coordenador geral do 3º Fórum AVI, Daniel Leite Almeida, afirmou que o tema "reflete nosso compromisso de construir um audiovisual baiano que não apenas resiste, mas que se sustenta de forma econômica, ambiental e social, a partir da força criativa dos interiores”.

A programação formativa inicia na quinta-feira (6), das 9h às 12h, com a oficina “Como Produzir Filmes Sustentáveis no Interior”, ministrada por Elson Rosário. Na sexta (7), no mesmo horário, o professor e documentarista Filipe Gama conduzirá a oficina “Documentário Socioambiental”. As tardes de quinta e sexta contarão com três workshops : “Captação de Recursos” com Aléxis Góis (dia 6, 14h); “Produção Audiovisual em Territórios Indígenas” com Jp Îasanã Tupinambá (dia 6, 17h) ; e “Internacionalização das Produções dos Interiores da Bahia” com Michel Santos (dia 7, 14h).

Os Grupos de Trabalho (GTs) são descritos como o núcleo central da programação e buscam dar continuidade às reflexões de edições anteriores. Os GTs têm como objetivo formular estratégias práticas que culminarão na elaboração da Carta de Iraquara , um documento coletivo com as propostas debatidas. Os seis GTs ocorrerão entre quinta e sábado, abordando temas como “Práticas Sustentáveis” , “Educação e Formação” , “Políticas Públicas, Descentralização e Desburocratização” , “Acessibilidade e Inovação” , “Circulação, Distribuição e Exibição de Produções Socioambientais” e “Territórios e Identidades”.

O encerramento do Fórum ocorrerá no sábado (8). Às 16h, haverá um Painel de Encerramento com apresentação de longas-metragens em desenvolvimento. O evento termina às 20h com a Leitura da Carta de Iraquara. O projeto é uma realização da Ato3 Produções e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Conta ainda com a parceria do FASAI , do Curso de Cinema e Audiovisual da UESB (por meio do programa Janela Indiscreta) , da Prefeitura Municipal de Iraquara e da Associação do Setor Audiovisual do Sudoeste Baiano (SASB).

Comentários


Instagram

Facebook