Centro de Apoio à Saúde Animal já prestou quase 11 mil atendimentos desde a sua implantação em 2023

Foto: Secom PMVC
  • Da Mega
  • Atualizado: 05/12/2025, 10:44h

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) já contabiliza quase 11 mil atendimentos realizados pelo Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa), desde a sua implantação em abril de 2023. Pioneiro na Bahia e na região Nordeste, o Casa atende, gratuitamente, animais resgatados das ruas por protetores, animais de rua levados por pessoas da comunidade e animais de tutores de baixa renda que não têm condições de pagar tratamento particular.

Na unidade são realizados diversos procedimentos, incluindo quimioterapia e tratamento para cinomose (DBT), cirurgias diversas, a exemplo de feto retido e câncer/tumor, além da castração que visa reduzir, em médio e longo prazo, o número de animais abandonados nas ruas.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, o  trabalho busca o aperfeiçoamento contínuo para melhor atender os animais. Para ela, a redução do abandono é vista como um resultado direto da alta quantidade de castrações realizadas. 

O Casa é considerado um serviço de extrema importância e um “sucesso” para a comunidade, especialmente para pessoas de baixa renda e protetores de animais. Para Célia Lima, tutora de Mel e Bob Jr.,  o serviço veio “do céu”. “Eu sou uma pessoa que não tenho como pagar o tratamento, então isso aqui é divino, veio do céu. Aqui a equipe é muito atenciosa e carinhosa com os animais e com a gente”.

Para a protetora de animais, Maria Aparecida Silva,  moradora do bairro Campinhos, o atendimento é nota 10. “Esta unidade é uma grande vitória para os protetores, antes tínhamos que tirar o dinheiro do nosso bolso para arcar com os custos do tratamento em clínicas particulares e agora contamos com este suporte que é nota 10. A Prefeitura está de parabéns por esta iniciativa”.

Fonte: SECOM

Comentários


Instagram

Facebook