Cônsul-Geral de Portugal visita produtores de café e polo industrial em Vitória da Conquista
Diplomata Ricardo Cortes cumpriu agenda nesta terça-feira (20) com foco no fortalecimento de laços econômicos e no potencial turístico da região
O Cônsul-Geral de Portugal em Salvador, Ricardo Cortes, realizou uma visita técnica a produtores de café e indústrias de Vitória da Conquista nesta terça-feira (20). A agenda teve como objetivo conhecer a cadeia produtiva local, analisar o potencial turístico da região e estreitar as relações comerciais e diplomáticas entre o município e o país europeu.
Pela manhã, o diplomata esteve em uma propriedade no povoado da Estiva, onde acompanhou as etapas de produção cafeeira, incluindo plantio, colheita, torrefação e escoamento. A programação seguiu no período da tarde com visitas ao parque industrial, incluindo as instalações da fábrica de alimentos Tia Sônia e da indústria de saneantes Teiú.
Acompanharam a comitiva o vice-presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil, Bruno Pena, e secretários municipais, entre eles Ivanildo da Silva (Casa Civil) e Jackson Yoshiura (Infraestrutura Urbana).
Durante a visita à zona rural, Ricardo Cortes destacou as semelhanças nos hábitos de consumo entre a Bahia e Portugal e a possibilidade de parcerias comerciais. “Interessa-me bastante conhecer a fileira da produção de café e tentar estabelecer pontos eventualmente também com empresas portuguesas, sabendo que somos um país consumidor”, afirmou o cônsul.
Segundo o vice-presidente da Câmara Portuguesa de Comércio, Bruno Pena, a agenda reflete uma estratégia de interiorização das ações consulares. Ele acrescentou que o objetivo é fazer com que as instituições atuem como uma ponte para conectar as necessidades locais com o que Portugal tem a oferecer.
A passagem do Cônsul-Geral por Vitória da Conquista teve início na segunda-feira (19), com uma recepção no paço municipal conduzida pelo vice-prefeito, Aloísio Alan.








