IFBA Vitória da Conquista oferta vagas em seis cursos de graduação no Sisu 2026

Inscrições ocorrem de 19 a 23 de janeiro e seleção aceita notas do Enem das três últimas edições. Reprodução /Thainá Patente
  • Da Mega
  • Atualizado: 21/01/2026, 10:29h

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Vitória da Conquista, confirmou a oferta de vagas em seis cursos de nível superior para a edição de 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas exclusivamente pela internet, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, entre os dias 19 e 23 de janeiro de 2026.

O processo seletivo utilizará as notas obtidas pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para concorrer, serão consideradas as pontuações das edições realizadas nos anos de 2023, 2024 ou 2025. A divulgação do resultado da chamada regular está prevista para o dia 29 de janeiro de 2026.

As oportunidades abrangem as áreas de engenharia, tecnologia e licenciatura. O curso com maior oferta é o Bacharelado em Sistemas de Informação, que disponibiliza 80 vagas.

Na área das engenharias, as vagas estão distribuídas da seguinte forma: Engenharia Elétrica (65 vagas), Engenharia Mecânica (50 vagas), Engenharia Civil (40 vagas) e Engenharia Ambiental (40 vagas). A instituição oferta ainda 35 vagas para a Licenciatura em Química.

De acordo com o Termo de Adesão do IFBA ao Sisu 2026, a distribuição das vagas contempla a modalidade de ampla concorrência e o sistema de reserva determinado pela Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas).

A legislação assegura o acesso ao ensino superior para estudantes oriundos de escolas públicas, além de grupos específicos como quilombolas, indígenas, pretos, pardos, pessoas com deficiência e indivíduos com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo. A instituição também prevê ações afirmativas próprias em seu regulamento.

O Sistema de Seleção Unificada é uma plataforma eletrônica gerida pelo Ministério da Educação (MEC), utilizada por instituições públicas de ensino superior para selecionar estudantes com base na média das notas do Enem.

O cronograma completo, o Termo de Adesão e os critérios de classificação estão disponíveis para consulta no portal institucional do IFBA.

Comentários


Instagram

Facebook