Banco de Leite de Vitória da Conquista alerta para queda crítica de quase 50% nas doações; saiba como ajudar
Tamyla Farias explica que Estoque baixo compromete alimentação de bebês prematuros na UTI Neonatal.
O Banco de Leite Humano da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista emitiu um alerta urgente para a população. Nos meses de dezembro e janeiro, o volume de doações caiu praticamente pela metade, comprometendo o estoque necessário para atender os bebês internados no bloco neonatal.
Para falar sobre esse assunto, o Mega Conversa recebeu Tamyla Farias, farmacêutica bioquímica e responsável pelo controle de qualidade do setor. De acordo com a farmacêutica, a queda é comum nos períodos de férias e festas de fim de ano, mas a redução atual foi mais acentuada do que o esperado.
“Em média, arrecadamos 100 litros por mês para atender a demanda dos 25 leitos da unidade neonatal. Em janeiro, mesmo com muita campanha, conseguimos apenas cerca de 60 litros”, relata Tamyla.
Para bebês prematuros extremos e de baixo peso, o leite materno é vital. Tamyla explica que alguns recém-nascidos chegam a consumir apenas 1 ml por dieta, o que reforça o lema da campanha: qualquer quantidade doada faz a diferença.
Diferente das fórmulas artificiais, o leite humano funciona como uma "primeira vacina". Ele transfere anticorpos da mãe para o bebê, oferecendo proteção imunológica imediata, além de reduzir riscos de alergias e problemas respiratórios e intestinais. “Por mais completa que seja a fórmula, ela nunca terá os fatores de proteção e anticorpos que o leite humano oferece”, destaca a farmacêutica.
Mitos que atrapalham a doação
Muitas mulheres deixam de doar por acreditarem em mitos populares. O principal deles é o do "leite fraco". A especialista é categórica: não existe leite fraco.
“O corpo é sábio e produz o leite de acordo com a necessidade do bebê. Mesmo mães com alguma deficiência nutricional produzem leite de qualidade. O leite tem fases: o do início mata a sede e carrega anticorpos; o do final da mamada é rico em gordura e faz o bebê ganhar peso”, explica.
Outro receio comum é de que, ao doar, falte leite para o próprio filho. Tamyla esclarece que o processo de doação funciona, na verdade, como um estímulo. “Quanto mais se esvazia a mama, mais o corpo entende que precisa produzir. A doação é feita apenas com o leite excedente, então a prioridade é sempre o filho da doadora”.
Como doar sem sair de casa
O Banco de Leite de Vitória da Conquista possui um sistema de coleta domiciliar, facilitando a vida das lactantes. A unidade fornece todo o material necessário (vidros esterilizados, touca e máscara) e o carro da instituição passa na residência para buscar o leite, geralmente duas vezes por semana.
Quem pode doar?
Para se tornar uma doadora, a mulher precisa:
-
Ter produção excedente de leite;
-
Estar em boas condições de saúde;
-
Não fazer uso de medicamentos incompatíveis com a amamentação;
-
Não consumir álcool, cigarros ou outras drogas;
-
Não ter realizado transfusão de sangue no último ano.
Para se cadastrar ou tirar dúvidas, as interessadas não precisam se deslocar. O contato pode ser feito diretamente pelo WhatsApp. A equipe realiza uma triagem inicial e agenda a visita para cadastro e entrega dos kits. WhatsApp para doação: (77) 99898-9005. Instagram: @bancodeleitevitoriadaconquista
Ouça o episódio completo abaixo. Disponível também no Spotify.









