Rodoviários urbanos iniciam paralisação do transporte coletivo em Vitória da Conquista
Serviço opera com 30% da frota até as 18h desta segunda-feira, com previsão de ampliação para 40% no período da noite
Os trabalhadores do transporte rodoviário urbano iniciaram uma paralisação do serviço de transporte coletivo nesta segunda-feira (1), em Vitória da Conquista. De acordo com as diretrizes operacionais divulgadas para o período, o atendimento aos usuários será mantido com 30% da frota circulante até as 18h. Após esse horário, a quantidade de veículos em atividade será ampliada para 40% da frota total.
A mobilização ocorre em virtude do encerramento dos prazos para negociação coletiva entre a representação dos trabalhadores e as empresas concessionárias do serviço no município, Viação Rosa e Atlântico Transportes. Conforme cronograma divulgado pelo sindicato da categoria no documento, a entidade havia apresentado uma contraproposta para as empresas até a sexta-feira, 29 de maio, estipulando o prazo até a meia-noite daquela data para a obtenção de uma resposta oficial.
As reivindicações da categoria apresentadas na pauta trabalhista incluem reajuste salarial, adequação das condições de trabalho e a garantia de direitos previstos em convenções anteriores. O planejamento do sindicato estabelece que a paralisação por tempo determinado ocorra em horários de pico nesta segunda-feira (1) e na terça-feira (2). Caso as negociações entre as partes não avancem, o informativo da entidade indica a possibilidade de decretação de greve a partir de quarta-feira (3).
A fiscalização do percentual mínimo de circulação dos ônibus e o monitoramento do fluxo de passageiros nos terminais urbanos ficam a cargo da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. As empresas concessionárias e a administração municipal informaram que mantêm os canais de diálogo abertos para avaliar as propostas financeiras e operacionais com o intuito de regularizar o atendimento do transporte público na cidade.








