Esporte Clube Vitória vence o Fortaleza e obtém o título da Copa do Nordeste de 2026

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
  • Ane Xavier
  • Atualizado: 08/06/2026, 10:38h

O Esporte Clube Vitória venceu o Fortaleza pelo placar de 2 a 1 na partida de volta da final da Copa do Nordeste de 2026, realizada neste sábado (8) no Estádio Manoel Barradas (Barradão), em Salvador. O resultado somou-se à vitória do time baiano no jogo de ida, disputado na última terça-feira (2) no Estádio Governador Plácido Castelo (Castelão) também por 2 a 1, estabelecendo o placar agregado de 4 a 2. Com o resultado, o clube conquistou o campeonato regional após um período de 16 anos.

Conforme os registros oficiais da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Vitória atingiu cinco títulos do torneio, com edições registradas nos anos de 1997, 1999, 2003, 2010 e 2026. 

Na perspactiva da CBF, a nova estatística iguala o Esporte Clube Bahia em quantidade de troféus validados pela entidade máxima do futebol nacional. No entanto, diretoria do Esporte Clube Vitória considera-se hexacampeão do nordeste devido à inclusão do Torneio José Américo de Almeida Filho de 1976 em sua contagem institucional.

A participação na decisão de 2026 fez a equipe baiana alcançar o total de oito finais disputadas na história da Copa do Nordeste. O Fortaleza, por sua vez, registrou a sua quarta participação em decisões do campeonato. O encerramento do torneio manteve o estado da Bahia na liderança do ranking de títulos por unidades da federação, com dez conquistas ao todo, seguido pelo estado do Ceará, que contabiliza seis troféus acumulados.

Durante a campanha do campeonato de 2026, o Vitória estreou com derrota por 2 a 1 para o Botafogo-PB utilizando uma formação reserva. Na sequência da fase de grupos, a equipe principal obteve vitórias diante do CRB (4 a 2), Jacuipense (4 a 1) e Piauí (3 a 1), além de um empate contra o Confiança (2 a 2). Nas quartas de final, eliminou o Ceará por 1 a 0 em partida única e, nas semifinais, superou o ABC com os placares de 6 a 2 e 4 a 3 nos confrontos de ida e volta, respectivamente.

Na partida decisiva deste sábado, o Fortaleza marcou o primeiro gol com o atleta Luiz Fernando após cruzamento de Ricardinho. No segundo tempo do confronto, o jogador Martínez empatou a partida para o Vitória em cobrança de escanteio. O gol que determinou o placar de 2 a 1 a favor do time baiano foi marcado pelo atacante Renato Kayzer. 

Comentários


Instagram

Facebook