Obra para reduzir alagamentos nas avenidas Juracy Magalhães e Caracas avança nesta semana

Intervenção financiada pelo PAC prevê ampliação da drenagem e promete aumentar a capacidade de escoamento das águas pluviais na região

  • Ane Xavier
  • Atualizado: 17/07/2026, 09:33h

As obras de drenagem nas avenidas Juracy Magalhães e Caracas seguem em andamento em Vitória da Conquista. A intervenção, financiada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, recebe investimento de R$ 7,4 milhões e tem como objetivo ampliar a capacidade de escoamento das águas pluviais e reduzir os alagamentos registrados na região.

Após a homologação do contrato, em junho, a empresa responsável iniciou a implantação do canteiro de obras e os serviços preliminares. Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), os trabalhos devem avançar nas próximas semanas.

O projeto prevê a instalação de um novo sistema de drenagem que captará as águas da chuva desde as proximidades do posto V8, na Avenida Juracy Magalhães, passando pela Avenida Caracas até o deságue no Rio Verruga.

O principal ponto da intervenção é o cruzamento entre as duas avenidas, onde a rede atual é considerada insuficiente para suportar o volume de água durante períodos de chuva intensa. Com a obra, a capacidade do sistema será ampliada, reduzindo o risco de alagamentos.

De acordo com a Prefeitura, a nova estrutura também modificará o percurso das águas pluviais provenientes da Avenida Juracy Magalhães. Atualmente, esse fluxo segue em direção ao bairro Leblon antes de chegar ao canal da Avenida Caracas. Com a nova tubulação, a água será direcionada diretamente ao Rio Verruga.

Durante visita técnica ao local, a prefeita Sheila Lemos afirmou que a obra atende a uma demanda antiga da população e destacou a expectativa de conclusão da intervenção antes do próximo período chuvoso.

O secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, informou que, além da ampliação da rede na Avenida Caracas, a obra contempla a reestruturação do sistema de captação na Avenida Juracy Magalhães. Segundo ele, a intervenção deverá dobrar a capacidade de escoamento das águas da chuva no trecho.

A expectativa da administração municipal é que a obra contribua para reduzir os alagamentos e aumentar a segurança de motoristas, pedestres e moradores da região.

Comentários


Instagram

Facebook