Dia D da vacinação antirrábica será realizado neste sábado (25) em Vitória da Conquista
Campanha tem início no dia 25 de julho e pretende imunizar mais de 47 mil cães e gatos até o fim de agosto
A Prefeitura de Vitória da Conquista realiza, neste sábado (25), o Dia D de Mobilização Municipal de Vacinação Contra a Raiva Animal. A ação acontece das 8h às 14h em unidades de saúde da Zona Urbana e marca o início da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2026, que seguirá até o dia 31 de agosto.
Além das Unidades de Saúde da Atenção Básica — com exceção da UBS Régis Pacheco, que funcionará como referência para atendimento de pessoas que eventualmente sofram acidentes nos pontos de vacinação —, também haverá imunização no Espaço Cultural Glauber Rocha, no Estádio Municipal Lomanto Júnior e no Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa).
A campanha, realizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal de cães e gatos e manter o controle da raiva no município.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a população animal estimada em Vitória da Conquista é de 46.138 cães e 13.807 gatos. A meta é vacinar pelo menos 36.910 cães e 11.046 gatos, o equivalente a 80% da população felina estimada.
A vacinação é considerada a principal forma de prevenção da raiva, doença viral que afeta o sistema nervoso central de mamíferos, incluindo os seres humanos. A transmissão ocorre principalmente por mordidas, arranhões ou contato da saliva de animais infectados com mucosas e ferimentos. Como não existe tratamento específico após o surgimento dos sintomas e a letalidade é próxima de 100%, a imunização anual dos animais é fundamental para interromper a circulação do vírus.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que a programação da vacinação nas demais localidades, incluindo a zona rural, será divulgada ao longo da campanha.



