Vitória da Conquista tem mais de 6 mil famílias em risco de perder desconto na conta de energia
As famílias conquistenses precisam regularizar os dados para manter o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica
Mais de 330 mil famílias de 415 municípios da Bahia correm o risco de perder o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) devido a divergências cadastrais entre os dados da Neoenergia Coelba e do Cadastro Único (CadÚnico).
Em Vitória da Conquista, a distribuidora estima que 6.193 famílias precisam regularizar as informações para garantir a continuidade do benefício, que assegura gratuidade no consumo de até 80 kWh de energia por mês para consumidores que atendem aos critérios do programa.
Segundo a Neoenergia Coelba, a manutenção da Tarifa Social depende do atendimento a alguns requisitos, como manter o CadÚnico atualizado, garantir que o endereço informado à distribuidora seja o mesmo registrado no cadastro social e que a conta de energia esteja em nome de uma pessoa integrante da família cadastrada.
No caso de beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), também é necessário que os dados cadastrais junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estejam corretos.
As famílias que identificarem divergências devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo para realizar a atualização cadastral.
De acordo com a gerente de Leitura e Faturamento da Neoenergia Coelba, Nayara Guedes, a atualização é fundamental para evitar a perda do benefício. "A Tarifa Social de Energia é um benefício muito importante para diversas famílias. Por isso, a Neoenergia Coelba está reforçando a necessidade de atualização do cadastro, para que esses clientes não percam a modalidade de desconto que é concedida com base nas informações que constam no CadÚnico", afirmou.
Quem tem direito à Tarifa Social
Podem receber o benefício:
- Famílias inscritas no CadÚnico com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, incluindo indígenas e quilombolas;
- Idosos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas);
- Famílias cadastradas no CadÚnico que vivem em sistemas isolados, sem ligação ao Sistema Interligado Nacional;
- Famílias com renda de até três salários mínimos que tenham integrante com doença ou condição de saúde que exija o uso contínuo de aparelhos elétricos essenciais à vida.
Entre os municípios baianos com maior número de famílias que precisam regularizar a situação estão Salvador (79.408), Feira de Santana (13.456), Camaçari (8.117) e Vitória da Conquista (6.193).



