Vitória da Conquista tem 141.367 inadimplentes; renegociação de dívidas cresce 42% na Bahia
Número de pessoas com dívidas em atraso na cidade integra cenário de inadimplência no estado, enquanto acordos de negociação aumentaram entre maio e agosto de 2026
O número de pessoas inadimplentes na Bahia aumentou em agosto, segundo dados do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa. No estado, a quantidade de negativados passou de 5.239.780 em julho para 5.271.715 em agosto, uma alta de 0,61%. Em Vitória da Conquista, são 141.367 pessoas inadimplentes. Apesar do aumento, o ritmo de crescimento da inadimplência no país desacelerou. Em agosto, o número de brasileiros negativados avançou 0,06%, menor crescimento mensal registrado em 2026. Ao todo, 83,98 milhões de brasileiros tinham algum tipo de dívida em atraso, contra 83,93 milhões no mês anterior.
Em paralelo, o volume de renegociações apresentou crescimento. Entre maio e agosto de 2026, foram registrados 19,7 milhões de acordos de renegociação de dívidas em todo o país, alta de 36% em comparação com o mesmo período de 2025. Na Bahia, o número de acordos passou de cerca de 805 mil para mais de 1,1 milhão no mesmo período, um crescimento de 42%.
No dia 9 de setembro, uma ação emergencial da Serasa registrou mais de 218 mil acordos fechados em todo o país em apenas um dia. Na Bahia, foram 13.410 negociações realizadas durante a iniciativa. Segundo Aline Vieira, especialista da Serasa em educação financeira, o aumento das negociações acompanha a desaceleração do crescimento da inadimplência.
A especialista também destaca a importância da educação financeira para evitar que consumidores voltem a acumular dívidas após a renegociação. A Serasa disponibiliza gratuitamente conteúdos sobre educação financeira, crédito e organização das finanças pessoais em seu site.







