Oscar 2022: Onde assistir e quem deverá vencer como melhor filme?

Foto: Netflix/Universal Pictures/Apple TV+/Divulgação


No próximo domingo, 27, acontece a cerimônia do Oscar, famosa como maior premiação mundial do cinema. No Brasil, o Oscar será exibido no streaming Globoplay, ao vivo. A transmissão será gratuita, incluindo não-assinantes, e conta com uma equipe de apresentadores e comentaristas formados por Maria Beltrão (GloboNews), Marcelo Adnet, Fábio Porchat (GNT) e Dira Paes. 

Para os assinantes da tv paga, a transmissão também acontecerá no canal TNT. Confira agora alguns comentários sobre os indicados ao prêmio de Melhor Filme e quem deve vencer:

Apesar de chamar bastante atenção do cenário internacional, Drive my Car, o único filme de língua não-inglesa da lista, possui poucas possibilidades de vitória. O representante japonês do Oscar não chega com um apelo popular tão grande como aconteceu com Parasita, e desta forma, deve ficar apenas com o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro.

Não olhe pra cima, da Netflix, definitivamente é o filme indicado que foi mais assistido, tendo apelo popular. Porém, dividiu opiniões de público e crítica. Basta observar que suas notas em rankings como Rotten Tomatoes e IMDB são muito inferiores aos demais. Já o roteiro inusitado e irreverente pode ter chances na categoria de Melhor Roteiro Original.

Belfast, um filme com teor autobiográfico do diretor Kenneth Brannagh é o único filme preto e branco indicado na categoria. Apesar do enorme respeito que a academia tem pelo diretor, o filme chegou nas premiações anteriores com pouca força e não tem sido avaliado como sua melhor obra.

King Richards ganhou o carinho do público ao contar a história de um pai (Will Smith) completamente determinado a transformar suas filhas em famosas tenistas mundiais. A atuação de Smith pode lhe render o prêmio de Melhor Ator. Afinal, ele já tem recebido prêmios anteriores da temporada. Mas, dificilmente o filme renda mais do que isso.

Licorice Pizza é mais um genial trabalho de Paul Thomas Anderson, geralmente muito bem visto pela academia. Apesar dos protagonistas cativantes e das participações super especiais (Sean Penn, Bradley Cooper, entre outros) o filme teve o lançamento tardio em relação aos demais e não obteve fôlego suficiente para ganhar o prêmio principal. Certamente tem grandes chances na categoria de Roteiro Original.

Favorito das premiações técnicas, Duna certamente será um dos grandes vencedores da noite em relação a número de estatuetas, como acontece com muitos filmes de fantasia e ficção científica. Em todas as premiações, Duna tem se destacado desta forma. No entanto, ele possui poucas chances de ganhar Melhor Filme.

O diretor Guilhermo Del Toro já venceu como Melhor Diretor e Melhor Filme com A Forma da Água. Agora, o diretor retorna com O Beco do Pesadelo, remake de um filme noir dos anos 40. O filme traz diversos elementos dignos de um Oscar de Melhor Filme: grandes atuações, cenários, fotografias e figurinos deslumbrantes. No entanto, o filme tem aparecido com pouco destaque nas premiações anteriores e não deve ficar com o prêmio principal.

Outro remake que concorre a Melhor Filme, Amor Sublime Amor foi realizado pelo também aclamadíssimo diretor Steven Spielberg. Em alguns outros anos, seria dada como certa a sua vitória, pois o filme reúne todos os elementos que o Oscar gosta de premiar: cenários suntuosos, planos sequência rebuscados, números musicais tecnicamente perfeitos, e, com tudo isso, uma homenagem ao próprio cinema hollywoodiano. Porém, o filme não ganhou força suficiente nas bilheterias e vai na contramão de um cinema que tem premiado um pouco mais a simplicidade e a subjetividade.

Falando em simplicidade, No Ritmo do Coração surgiu na lista de indicados como um “patinho Feio”, pouco provável ao prêmio principal em meio a tantas grandes produções e diretores mais conhecidos. Porém, recentemente, surpreendeu ao ganhar o prêmio de Melhor Filme do Sindicato dos Produtores, conhecido por ser um excelente termômetro para previsões do Oscar. Depois disso, suas chances aumentaram consideravelmente.

Vencedor da grande maioria das premiações da temporada Ataque dos Cães ainda é o mais provável vencedor do Oscar de Melhor Filme. A diretora, Jane Campion, além de muito reconhecida, traz seu primeiro trabalho depois de mais de 10 anos sem produzir outra obra. O filme traz uma obra subjetiva e artística que vem agradando público e crítica. Caso a vitória se consagre, será o primeiro filme produzido pela Netflix a vencer o Oscar, uma barreira que Hollywood até então resiste em superar.

 

Sobre o autor: Casado com a publicidade, mas amante do cinema. Em busca de um lugar onde eu possa plantar meus amigos, meus filmes, meus livros e nada mais.

Instagram @cainamonteiro CLIQUE AQUI

 


Cainã Monteiro

Comentários


Instagram

Facebook