Vale a pena antecipar a restituição do imposto de renda?

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil/Agência O Globo


 

Por Paloma Gardênia

 

Vai até o dia 30 de abril o prazo para a entrega da declaração do imposto de renda, já a restituição deve ser paga entre os meses de maio e setembro. 

A restituição do IR nada mais é do que um acerto de contas entre você e a Receita Federal, você terá direito se for identificado que recolheu mais imposto do que deveria.

Antecipar a restituição do IR funciona como um empréstimo junto ao banco, a instituição te empresta o dinheiro com antecedência e quando a Receita restituir você devolve, porém, toda essa manobra envolve juros (cerca de 2% ao mês).

Vale a pena? Depende da sua situação financeira. Se você possui dívidas nas quais incidem juros exorbitantes como, por exemplo, cheque especial, rotativo de cartão de crédito, entre outros, a antecipação pode valer a pena. Lembrando que antes de fazer a negociação você precisa avaliar se realmente essa é a melhor alternativa.

Porém se você não possui dívidas caras nem possui nenhuma emergência pode esperar esse dinheiro no tempo certo, a ansiedade e a falta de planejamento e controle são inimigas da sua organização financeira.


Paloma Gardênia

Sobre a autora: Sou Bacharel em Ciências Econômicas (Uesb), apaixonada por finanças e ajudo pessoas a se organizarem financeiramente
Instagram @palomagardenia

Comentários


Instagram

Facebook