Um Oscar Inusitado: comentários a respeito do Oscar 2022

Foto: Reprodução/Globoplay


 

Por Cainã Monteiro

 

A 94ª cerimônia do Oscar aconteceu no último domingo e contou com vários acontecimentos inusitados, inclusive, em relação às premiações. Apesar da maioria das estatuetas irem parar nas mãos dos favoritos, sem muita surpresa, existem muitas curiosidades que podemos destacar, já que o padrão foi bastante diferente de anos anteriores. Entenda:

- Pela primeira vez em mais de 40 anos, um filme ganha a estatueta de Melhor Direção (Ataque dos Cães) sem ganhar absolutamente nenhuma categoria. Por que é inusitado? Ora, um filme com 12 indicações (recorde do ano) ganhar apenas a categoria de direção, que é exatamente um reconhecimento de sucesso nas mais diversas áreas é algo que não se vê todo dia.

- Filmes de grandes diretores e com grande número de indicações foram esnobados pela academia. O Beco do Pesadelo (Guilhermo Del Toro), Não Olhe pra Cima (Adam McKay) e Licorice Pizza (Paul Thomas Anderson) saíram de mãos vazias. Por que é inusitado? Bem, eles apareciam como fortes em muitas categorias. Licorice e Não olhe pra cima eram considerados excelentes em Roteiro Original. Já O Beco do Pesadelo era forte nas categorias técnicas como Fotografia e Design de Produção.

- Falando em categorias técnicas, o grande recordista de Oscars da noite foi Duna, com 6 estatuetas, levando absolutamente todos os prêmios técnicos. Por que é inusitado? Além de ser a primeira vez que um filme que não concorre em direção consegue levar todos os filmes técnicos, a sensação é que muitos excelentes filmes ficaram pra trás.

- Os olhos de Tammy Faye foi o filme com 100% de vitórias. Concorreu a 2 oscars e venceu ambos: Melhor Cabelo e Maquiagem e Melhor Atriz (Jéssica Chastain). Porque é inusitado? Apesar de não ser a primeira vez que Cabelo e Atriz ganham o prêmio juntos (aconteceu, por exemplo em A Dama de Ferro, com Meryl Streep) é muito raro filmes que não concorrem a Melhor Filme terem 100% de vitórias.

- Pela primeira vez, um filme com grande parte do elenco principal composto por deficientes auditivos e filmado em grande parte com linguagem de sinais é vitorioso na categoria principal. O Oscar de Melhor Filme para No Ritmo do Coração é inusitado por romper um paradigma. Mas não chega a ser uma surpresa: o filme já tinha ganhado o prêmio do sindicato dos produtores (um dos maiores termômetros do Oscar) e estava em ampla campanha de marketing (com visitas do elenco à Casa Branca inclusive). A decisão, no entanto, foi controversa, visto que grande parte do público e da crítica considera que muitos filmes entre os indicados eram melhores.

Para concluir, um último fato inusitado: um dos momentos de maior audiência da noite aconteceu na apresentação musical de We don’t talk about Bruno. Não chega a ser surpresa, já que a música ficou por muito tempo em primeiro lugar no Spotify. Mas é inusitado, visto que foi a única apresentação da noite de uma música que não concorreu a Melhor Canção Original.

---------------------------------------------------------

 

Sobre o autor: Casado com a publicidade, mas amante do cinema. Em busca de um lugar onde eu possa plantar meus amigos, meus filmes, meus livros e nada mais.

Instagram @cainamonteiro CLIQUE AQUI


Cainã Monteiro

Comentários


Instagram

Facebook