O TEMPO CURA TUDO?
Foto: @Psivandaaraujo
Por Vanda Araujo
Será mesmo que o TEMPO CURA TUDO?
Numa entrevista para a Revista Psicologia Prática, Joan Garriga, terapeuta, instrutor e supervisor no Instituto Gestalt em Barcelona, fez uma afirmação que quero compartilhar com você.
Sabe, "a ideia de que o tempo cura tudo é um grave erro. Por si mesmo o tempo não cura nada. O que é verdade é que ele diminui a intensidade das emoções: dor, raiva, pena, temor...Mas, para curar, é preciso um processo emocional, ativo e intenso, que se prolonga um certo tempo, capaz de abrir a porta a todos os sentimentos que surjam, e que conduzirá em nova alegria e uma volta plena para a faixa de vida."
Já pensou que o tempo pode levar a um caminho sem volta, quando não o utilizamos como investimento no que é importante?
E em se tratando de saúde emocional e mental, ao invés de acreditar e esperar pela "cura do tempo", recomendo sempre a busca de autonomia para lidar melhor consigo e com o mundo que te cerca.
Essa é a postura ideal, pois o tempo é necessário sim, mas quando ele é aproveitado com movimento, com atitudes ativas rumo à auto percepção, ao autoconhecimento,
de contato com os próprios conflitos e dores, de auto responsabilidade por seu processo.
E você, qual sua postura, o tempo ou sua atuação com autonomia?
---------------------------------------------------------------
Sobre a autora: Eu sou Vanda Araujo (abreviatura, viu?!). Sou graduada em Psicologia, especialista em Terapia Familiar Sistêmica, com formação em Terapia Comunitária Integrativa e em Análise Corporal. Atendo adultos (individual e casal) de forma predominantemente remota e te afirmo que a maior distância entre as pessoas não é geográfica, é afetiva. Não importa em que parte do mundo você esteja, a distância é indiferente. O que é realmente importante é a relação sincera e confiável que estabelecemos entre eu e você.
Instagram @psi.vandaaraujo - CLIQUE AQUI
Doctoralia - CLIQUE AQUI / Site - CLIQUE AQUI