INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA, O SEU ESFORÇO FAZENDO A DIFERENÇA
Por: Paloma Gardênia
Afinal de contas, quem pode ser considerado independente financeiramente? A independência financeira acontece quando o indivíduo consegue manter o padrão de vida desejado sem precisar depender de um salário de um emprego fixo, não necessariamente ele deixará de trabalhar, porém aquela renda não será sua única opção na hora de pagar as contas.
O planejamento e a organização financeira são fatores primordiais para alcançar essa independência, se durante determinado tempo o indivíduo trabalha e todos os meses separa um determinado valor para investir será uma questão de tempo para que ele alcance essa liberdade.
O primeiro passo para alcançar esse objetivo é o diagnóstico financeiro pessoal, nele você vai entender em quais categorias você precisa economizar mais para que você possa investir um volume maior de dinheiro, vale a pena vender objetos que já não usa mais, fazer serviços extras, o ideal é que você faça um compromisso com você e com o seu futuro e honre com ele todos os meses até alcançar o seu objetivo.
Paloma Gardênia
Sobre a autora: Sou Bacharel em Ciências Econômicas (Uesb), apaixonada por finanças e ajudo pessoas a se organizarem financeiramenteInstagram @palomagardenia