Conheça quatro álbuns que completaram 50 anos em 2023

  • Danilo Souza

Essa é a última semana de mais um ano que chegou ao fim, mas que foi repleto de discos clássicos que comemoraram cinco décadas de existência. No episódio final do “Troca o Disco” em 2023, faremos uma visita ao ano de 1973, quando ainda nem existiam plataformas digitais e quem reinava era o vinil. 

Pink Floyd - The Dark Side Of The Moon 

Lançado em primeiro de maio de 1973, o álbum The Dark Side Of The Moon é o oitavo disco da banda inglesa Pink Floyd. O conceito para a sua criação teve grande influência da saída de Syd Barrett, um dos membros fundadores do grupo, mas que foi despedido por conta das suas condições mentais, afetadas pelo uso excessivo de drogas. 

Uma das interpretações para esse álbum é que o lado escuro da Lua seria como o momento em que o indivíduo está em sua própria realidade paralela, isolado em seus pensamentos e próximo da loucura. Outros temas, como a ganância, presente em “Money” e como lidamos com o tempo, na faixa “Time”, são algumas reflexões que indiretamente levam ao mesmo caminho: a loucura. 

Em 2023, o disco ganhou duas novas versões em comemoração do seu aniversário de 50 anos. A primeira delas lançada oficialmente pela banda e que contava com novas mixagens para as músicas, enquanto a segunda versão, lançada somente por Roger Waters, contou com novas gravações e arranjos para os já conhecidos clássicos.

Raul Seixas - Krig-ha, Bandolo!

Lançado em 21 de julho pela gravadora Philips, o disco Krig-ha, Bandolo foi o disco de estreia do baiano Raul Seixas e que trouxe faixas como “Al Capone”, “Mosca na Sopa”, “Ouro de Tolo” e o grande sucesso “Metamorfose Ambulante”, expondo a personalidade do músico e ensinando que é melhor ter a ambição de mudar do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.

Publicado durante o período da Ditadura Militar do Brasil, o álbum se tornou motivo de perseguição pelos militares contra o artista e que já foi contada por aqui no Troca o Disco no episódio “Relembre artistas que foram perseguidos durante a ditadura militar brasileira”

Krig-ha, Bandolo! está entre os 50 melhores álbuns da música brasileira em uma lista divulgada pela Revista Rolling Stone, ocupando a 12º posição. 

Black Sabbath - Sabbath Bloody Sabbath 

Um dos maiores nomes e precursores do heavy metal, a banda britânica Black Sabbath lançou em 1973 o seu quinto álbum intitulado Sabbath Bloody Sabbath. Apesar de ter publicado outros quatro álbuns anteriormente, o grupo recebeu críticas pesadas da revista Rolling Stones, algo que mudou neste álbum, que foi finalmente considerado como um bom trabalho. 

O disco foi gravado com uma das formações mais conhecidas do conjunto: Ozzy Osbourne nos vocais, Tommy Iommi nas guitarras, Geezer Butler no baixo e Bill Ward na bateria. Alguns anos depois, em 1979, Osbourne foi expulso da banda por ter perdido o controle no consumo de álcool e de drogas mais pesadas. 

Neste álbum, estão músicas como “Sabbra Cadabra”, “Who Are You?” e a própria “Sabbath Bloody Sabbath”. 

Queen - Queen 

O Queen, icônico conjunto da Inglaterra composto por Freddie Mercury, Brian May, John Deacon e Roger Taylor, também fez a sua estreia em 1973 com o seu álbum homônimo lançado em 13 de julho daquele ano. O disco Queen possui entre as suas faixas “Keep Yourself Alive”, “Liar” e a faixa “Doing All Right”, uma composição do guitarrista Brian May quando ainda fazia parte da sua antiga banda, a Smile. 

O som do disco foi importante para criar e moldar a identidade da banda, que posteriormente viria a se tornar uma das mais bem-sucedidas e relevantes para o cenário do rock em todo o mundo.

Nos vemos novamente em 2024 para continuar conhecendo sobre a música e as suas histórias no “Troca o Disco”, aqui na Mega Rádio VCA. Agradeço aos leitores pela companhia e desejo um novo ano cheio de boas energias e frequências sonoras! 


Danilo Souza

Estudante de Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), músico e produtor audiovisual independente.

danilosouza.jornalismo@gmail.com (Email)
@danilosouza.jornalismo (Instagram)

Comentários


Instagram

Facebook