Como o Lo-fi se tornou tão popular?

Caracterizado por batidas lentas, melodias suaves e a nostalgia do som do vinil, o gênero musical Lo-Fi - abreviação de Low Fidelity (baixa fidelidade, em tradução livre) - é um dos queridinhos para quem busca encontrar paz através das ondas sonoras. O seu estilo minimalista, onde o “menos é mais” funciona muito bem, ganhou atenção rapidamente e conquistou milhões de ouvintes por todo o mundo. Hoje, no “Troca o Disco”, você irá descobrir um pouco mais sobre esse tipo de música e os motivos que fizeram ele se tornar tão popular.

Características do Lo-fi

O lo-fi e o hip-hop andam lado a lado. Os timbres escolhidos pelos produtores e o uso de samples nas produções dos instrumentais, que geralmente também são chamados de “beats”, faz com que os dois estilos se tornem próximos. O Lo-fi pode, inclusive, ser considerado como um subgênero do hip-hop.

Um dos pontos diferenciais é justamente tratar sons de baixa fidelidade como um caminho a ser seguido ao invés de um problema, o que beneficia produtores independentes ou sem possibilidade para lidar com os orçamentos de produções consideradas de “alta qualidade”. Na verdade, curiosamente, nesse gênero, quanto mais “sujo” o som, melhor. Por isso, boa parte dos artistas fazem o uso de simulação de aparelhos antigos de áudio, como o toca-discos de vinil e a fita tape, durante o processo de mixagem.

Músicas mais curtas e com poucas variações

O objetivo do Lo-fi, definitivamente, não é ser um estilo musical super complexo com vários instrumentos fazendo coisas diferentes ao mesmo tempo. O seu propósito é fazer o simples, mas de forma bem executada. Aqui, as músicas, geralmente, são mais curtas, possuindo entre um e três minutos de duração e com poucas variações, seja de ritmo ou de melodia. De certa forma, isso acabou se tornando um ponto forte para o gênero, criando uma sensação de conforto para os ouvintes. O fato de não possuir tantos elementos sonoros simultaneamente nas faixas fez com que o Lo-fi se tornasse uma referência de “música de fundo” que você coloca para ouvir enquanto faz algo, sem ter a necessidade de estar focado em uma letra ou coisa do tipo. Essa caraterística oferece um vasto leque de oportunidades para o uso do Lo-fi, que pode ser escutado durante os estudos, no trabalho e até mesmo para pegar no sono.

As rádios on-line e o ‘boom’ do Lo-fi

O Lo-fi, a princípio, se apresentava como um estilo musical de nicho. Entretanto, a sua popularidade passou a aumentar e ser notada principalmente com o surgimento de rádios on-line do gênero, que funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, de forma ininterrupta. Se você passa muito tempo na internet, é bem provável que já tenha visto essa animação aqui na sua página inicial do Youtube em algum momento.

Reprodução: Lofi Girl/Youtube

E não é à toa. A presença das rádios, que por funcionar ao vivo também disponibilizam a função de chat, fez com que a comunidade crescesse exponencialmente. Esses portais se tornaram quase que um porto seguro para os seus ouvintes, que agora também podiam conversar e interagir entre si enquanto escutavam as músicas. Com a chegada da pandemia da COVID-19 e os longos períodos de quarentena - e até lockdown em alguns momentos - as rádios de Lo-fi se tornaram ainda mais fortes por vários motivos. Muitas pessoas que se sentiam sozinhas ou que enfrentavam crises pelo contexto da situação passaram a conhecer mais sobre o estilo, entrando na comunidade e se tornando ouvintes assíduos do gênero. Em questão de tempo, o que era algo nichado passou a ter milhões de espectadores. O canal mais famoso do gênero, o “Lofi Girl”, conta com quase 14 milhões de ouvintes e estações de rádio com mais de 30 mil ouvintes simultâneos.

Reprodução: Lofi Girl/Youtube

O Lo-fi no Brasil

A popularidade a nível global, consequentemente, fez com que o Lo-fi também chegasse aos fones de ouvido dos ouvintes do Brasil. Contudo, os artistas do nosso país tomaram um rumo diferente e deram um toque brasileiro no gênero ao unir-se com a Bossa Nova em suas produções. Alguns deles optam pelo sample, enquanto outros compõem as suas próprias melodias, mas com os acordes e a suavidade do violão clássico presentes.

Em 2021, a gravadora Tangerina Music lançou a compilação “Chill Brazilian Storm: A Trip to Rio”, com 18 músicas compostas e interpretadas exclusivamente por artistas brasileiros. Seguindo o mesmo propósito, em 2022, dois novos volumes, “Bossa Nova Beats” e “Everything Is a Dream” foram publicados. Já a compilação mais recente do projeto, Skate, Surf & Lofi” , com 14 novas faixas, saiu em maio de 2023.

A perda do maior nome do Lo-fi no Brasil

Entre os artistas que fizeram parte da compilação publicada pela Tangerina Music em 2023 estava Yuri Tavares, conhecido pelo seu nome artístico “Linearwave”. O músico, em alguns momentos da sua carreira, chegou a ter mais de dois milhões de ouvintes mensais no Spotify e acumulou cerca de 200 milhões de reproduções na plataforma. Yuri seguia um dos conceitos que fizeram o Lo-fi chegar tão longe: proporcionar a sensação de conforto e de se sentir parte de uma comunidade, o que fez com que o artista se tornasse o principal nome do gênero no país, não só nas estatísticas, mas também em relevância para o cenário.

Em 7 de dezembro de 2023, os ouvintes e artistas foram pegos de surpresa com a morte precoce do produtor, aos 33 anos de idade, em decorrência de um câncer no pulmão. Linearwave recebeu homenagens das gravadoras por onde realizou lançamentos durante a sua trajetória e também teve o seu falecimento noticiado em portais nacionais, como a Folha de São Paulo, o Correio Braziliense e a TV Cultura.

O produtor brasileiro Linearwave. Foto: Reprodução

O futuro do Lo-fi

O Lo-fi, ao que tudo indica, seguirá em uma curva de crescimento nos próximos anos. As rádios seguem ativas e expandindo ainda mais suas programações, com estações específicas para cada variação do gênero, enquanto os artistas e produtores, aos poucos, também recebem a devida visibilidade do público e das gravadoras, que podem auxiliar na ampliação do alcance das músicas. Em plataformas de áudio, como o Spotify, as playlists do gênero são muito buscadas, com algumas delas chegando a ter mais de 100 mil ouvintes, mostrando que o estilo veio para ficar em definitivo por quem busca se sentir seguro, em paz e em sintonia com si mesmo.


Danilo Souza

Estudante de Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), músico e produtor audiovisual independente.

danilosouza.jornalismo@gmail.com (Email)
@danilosouza.jornalismo (Instagram)

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