Através da versatilidade, CaiiK coloca Vitória da Conquista aos poucos no cenário do R&B nacional

CaiiK é o “nome de estrela” de Caique Prado, nascido no estado das estrelas, como ele mesmo se refere ao estado da Bahia, e é justo usar essa denominação, afinal, ser compositor, intérprete e produtor musical das próprias faixas não é para qualquer um. Com lançamentos cada vez mais frequentes e também cada vez melhores, a exemplo de Flores, lançado de forma independente em agosto, o artista aos poucos se consolida dentro da cena do hip-hop e do Rythm and Blues, o R&B, não só em Vitória da Conquista, mas também em outras cidades do país.

CaiiK no estúdio Drakkar, em Vitória da Conquista. Foto: Instagram/@caiik,prado

Mesmo sendo jovem, já são quase dez anos envolvido diretamente com a música. CaiiK iniciou sua carreira em 2015, atuando como criador e produtor de suas próprias faixas inspirado pelo rap e a recente ascensão do trap naquele momento. Cinco anos depois, em 2020, o artista passou a integrar a equipe da QG Records 77, uma das gravadoras pioneiras na produção do hip-hop em Vitória da Conquista.

Já na gravadora, CaiiK participou não só como produtor mas também como rapper na mixtape Comendo, Bebendo, Fumando e Escrevendo, na faixa Cédulas, além de ter publicado cinco singles que fazem parte da sua carreira solo no canal da QG no Youtube ao longo de 2023.

E foram justamente com esses singles, todos produzidos inteiramente por CaiiK, desde o instrumental até a mixagem e masterização, que os números do artista começaram a subir nas plataformas de streaming, como o Spotify. Desde Cane Corso, lançada ainda em 2022 com o também rapper Tupã, com uma sonoridade de trap mas com uma estética brasileira, como o uso da blusa de time e o modo “posturado e calmo” de ser, até canções mais suaves, como o single Personagem Saudade, lançado no início deste ano, o artista mostra a sua evolução não só nos aspectos sonoros, mas também na forma de lidar com a sua imagem, produzindo campanhas de marketing a cada lançamento.

A entrada em playlists foi um caminho natural a partir dessa decisão e essa seria apenas a “preparação do terreno” para o que viria a seguir, a sua fase atual com o single Flores, que fez com que CaiiK chegasse a 175 playlists no Spotify, entre elas a RnB Brasil e a Daily Top Hits, quebrando os recordes pessoais do artista. A canção, atualmente, é também a mais escutada do repertório de CaiiK na plataforma, com mais de 6 mil reproduções em aproximadamente dois meses.

Neste momento, CaiiK tem cerca de 1200 ouvintes mensais no Spotify, com a maior parte do público consolidado em São Paulo. Lá, 140 pessoas escutam o artista mensalmente. As outras quatro cidades que compõem o top cinco são tão surpreendentes quanto. Estocolmo, na Suécia, Los Angeles, nos Estados Unidos, Tower Hamlets, na Inglaterra, e Joanesburgo, na África do Sul.

Sem perder o timing e pronto para mais, CaiiK iniciou o processo de divulgação da sua próxima faixa, Mensagens, prevista para ser lançada em 24 de outubro. Assim como em Flores, o artista quer provar que o acerto (ou o hit, como é comum dizer na música) não foi por sorte. Ele quer provar que veio para ficar, pois é um artista que veio do estado das estrelas e agora quebra barreiras nacionais e internacionais através da versatilidade.


Danilo Souza

Estudante de Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), músico e produtor audiovisual independente.

danilosouza.jornalismo@gmail.com (Email)
@danilosouza.jornalismo (Instagram)

Comentários





Instagram

Facebook