Casos de Covid podem subir no Brasil nas próximas semanas

A retirada das medidas contra o coronavírus e a maior interação e alto fluxo das pessoas estão entre principais motivos para o aumento de casos

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil


Especialistas alertam que a nova onda de Covid-19 que avança na Ásia, na Europa e nos Estados Unidos pode chegar ao Brasil. A retirada das medidas contra o coronavírus, como o uso de máscaras, e a maior interação e alto fluxo das pessoas, principalmente durante o período eleitoral, estão entre principais motivos para o aumento de casos, que pode levar a um crescimento do número de hospitalizações e morte.

No Brasil, a média móvel de mortes é de 70 por dia, alta de 37,25% na comparação com o dado de duas semanas atrás. Já a média móvel de casos está em 5.083 por dia, um crescimento de 12,75% no mesmo período.

 "Nós infectologistas já notamos, nas últimas duas semanas, crescimento de atendimentos de Covid, e isso já se reflete na maior procura nos prontos-socorros, que são nosso termômetro. Nas próximas duas semanas acredito que já vamos detectar um aumento expressivo nos novos casos", explicou Rosana Richtmann, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, à Folha de S. Paulo.

Apesar dos riscos de uma nova onda, especialistas consideram que seus impactos devem ser menores em relação aos anos anteriores de pandemia. 

Comentários


Instagram

Facebook

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.