Mega Conversa com Sara Viana sobre a implantação do Programa Corra pro Abraço em Vitória da Conquista

“O processo de interiorização ele vem para fundamentar que só trabalhar com políticas repressoras e com a questão da criminalização das drogas não está surtindo efeito”

Sara Viana, coordenadora de ações do Programa Corra pro Abraço, durante o Mega Conversa

Da Mega


O Mega Conversa desta terça-feira (25) recebeu a coordenadora de ações do Programa Corra pro Abraço em Vitória da Conquista, Sara Viana.

Recentemente implantado no município, o Corra pro Abraço é um programa de ação de redução de riscos e danos para populações vulneráveis do Governo do Estado da Bahia, vinculado à secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social.

São 10 anos de programa no estado, completados no último sábado, 22 de julho, com unidades em Salvador, Feira de Santana, onde foi reaberto, e agora também em Vitória da Conquista.

Na nossa Mega Conversa, Sara Viana falou sobre as ações e o processo de interiorização do Corra pro Abraço, as redes envolvidas com o projeto e também sobre criminalização de drogas. 

“O processo de interiorização ele vem para fundamentar que só trabalhar com políticas repressoras e com a questão da criminalização das drogas não está surtindo efeito”, diz Sara Viana. 

Com um investimento de mais de R$ 13 milhões nas unidades, o Programa contribui para que sejam garantidos os Direitos e o Cuidado Integral a pessoas que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas (SPA) e se encontram em situação de rua, estão em conflito com a lei ou em situação de vulnerabilidade social e econômica extrema nos municípios em que o projeto atua.

“A gente tem uma ideia de que a população em situação de rua é invisibilizada. A gente passa às vezes e não percebe que eles estão ali. Então a ideia é ter uma equipe multi(disciplinar) para estar pensando em outros aspectos da saúde, da vida do indivíduo, não só da saúde, melhor dizendo, mas a questão da arte, do corpo”, explica a coordenadora. 

Ouça aqui nossa Mega Conversa

 

Comentários


Instagram

Facebook