Por unanimidade, Câmara aprova aumento do número de vereadores
Foto: Secom / PMVC
Nesta quarta-feira (2), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista aprovou, por unanimidade, o aumento do número de vereadores na cidade. Agora a quantidade de parlamentares eleitos passa de 21 para 23.
Todos os 16 vereadores que compareceram à votação foram a favor da aprovação do projeto, que agora passará para sanção da prefeita Sheila Lemos (UB). As informações de momento é de que o aumento de parlamentares não irá onerar no orçamento repassado à CMVC. Uma vez sancionado, passará a ter efeito já em 2025.
As discussões sobre o aumento já acontecem há alguns meses. A intenção é aumentar a representatividade dos diversos bairros conquistenses. Além disso, já havia uma necessidade diante do crescimento populacional da cidade, que atualmente tem cerca de 370 mil habitantes. O assunto foi abordado por Hermínio Oliveira, presidente da CMVC, em entrevista à Mega Rádio VCA.
“A cidade expandiu muito. A cidade e o interior tiveram uma expansão muito grande e cabem os dois vereadores (a mais), os 23. Aí aumentaria a representação. É melhor para a população. Eles vão tomar tomar conta de alguma área também. Vai lá verificar, vai visitar, participar e vai fazer projetos através da população”, afirmou o edil.
Vale lembrar que o aumento de vereadores não irá onerar no repasse feito, já que se mantém em 5% do orçamento do município o valor destinado à Câmara.