Paciente precisa com urgência de UTI Móvel de Guanambi para Conquista para cirurgia, mas hospital informa que não tem ambulância com esse recurso, diz pai
Esta matéria foi atualizada com informação da Sesab
Uma paciente de nome Jéssica Elizia teve um acidente vascular cerebral e precisa de uma UTI Móvel com urgência para ser transportada do Hospital Regional de Guanambi para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. O problema é que o Estado não disponibilizou até o momento uma ambulância com esse recurso.
O pai de Jéssica gravou um vídeo nesta manhã explicando a situação e fazendo um apelo para que a UTI Móvel seja disponibilizada o quanto antes, pois cada minuto pode fazer a diferença na vida de Jéssica. Segundo pai da paciente, ela precisa de uma cirurgia urgente com um neurocirurgião pois o acidente vascular cerebral foi com hemorragia intensa.
“A situação dela é grave, está em coma. Ela precisa dessa cirurgia urgente e o Estado não dispõe desse meio de transporte para trazer ela para fazer essa cirurgia”.
De acordo com pai de Jéssica, havia uma informação inicial nessa segunda-feira que a UTI Móvel estava disponível para buscar a paciente. No entanto, ao chegar no Hospital Geral de Vitória da Conquista, a informação que ele teve era a de que o Hospital não tinha uma UTI Móvel para buscá-la no Hospital Regional de Guanambi.
“A gente teve uma informação ontem por volta do meio-dia que a vaga foi conseguida através de muito esforço para o Hospital de Base de Vitória da Conquista, onde estou nesse momento. Adiantei a viagem, pois a informação que chegou para mim foi que a UTI Móvel estaria saindo de Conquista para buscar minha filha aí em Guanambi, no Hospital Regional de Guanambi. Porém, ao chegar ontem aqui à noite, eu soube que a ambulância não tinha ido. A gente aguardou até o horário que deveria, com paciência, e agora a gente soube que não tem ambulância disponível para ir buscar ela em Guanambi. A gente ficou sabendo aqui com a equipe de regulação que não há essa ambulância disponível com a UTI Móvel para buscar e também Guanambi não tem UTI Móvel com equipe médica disponível para trazer ela aqui para Vitória da Conquista para fazer a cirurgia”.
A Mega Rádio entrou em contato com a secretaria de Saúde do Estado (Sesab) pedindo um posicionamento sobre a falta de uma ambulância com UTI Móvel ainda pela manhã de ontem. No final da tarde, a assessoria de comunicação respondeu que "não houve falta de transporte. A remoção já foi feita em ambulância adequada às necessidades da paciente".
Abaixo está o vídeo publicado pelo pai de Jéssica.
Foto de capa: Hospital Geral de Vitória da Conquista/Sesab