Prefeitura de Vitória da Conquista realiza monitoramento no município após chuvas intensas na última semana
Reprodução: PMVC
Através de uma ação coordenada entre a Defesa Civil, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e o Departamento de Saneamento Básico de Vitória da Conquista (Deserg), a Prefeitura intensificou os esforços para monitorar e reparar os danos causados pelas intensas chuvas na última semana. No período entre 21 e 29 de janeiro, foi registrada uma média de aproximadamente 300 milímetros de precipitação.
Durante esse intervalo, foram atendidas cerca de 300 ocorrências, sendo 247 na zona urbana e 54 na zona rural do município. Localidades como Lagoa das Flores, Jurema, Zabelê e Fazenda Paixão foram especialmente monitoradas devido a alagamentos identificados pela Defesa Civil.
Uma vistoria também foi conduzida na Fazenda Beija-Flor, próxima à região do Capinal, com a presença do supervisor geral de Barragem da Companhia de Energia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb), Joel Barbosa. Apesar do grande volume de chuva, os técnicos constataram que a barragem está segura e sem risco de rompimento.
Em algumas ruas do bairro Alto Maron e do loteamento Panorama, as chuvas ocasionaram deslizamentos e a ruptura de tubulações de drenagem, e que também se repetiu em localidades como Bateias, Campinhos, Choça, Itapirema, Jatobá, Lagoa das Flores e Simão.
Não há previsão de chuvas para o município até o próximo sábado, embora possam ocorrer algumas pancadas isoladas entre a tarde e à noite.