Nova estratégia de vacinação contra a COVID-19 começa a valer em Vitória da Conquista

Foto: Governo Federal
  • Danilo Souza
  • Atualizado: 07/02/2024, 10:29h

A partir deste mês de fevereiro, a nova estratégia de vacinação adotada pelo Ministério da Saúde contra a COVID-19 no início do ano começa a valer nos postos de saúde em Vitória da Conquista. Uma das mudanças foi a inclusão da vacina no Calendário Nacional de Vacinação das crianças, informou a Prefeitura de Vitória da Conquista em seu site. 

Para este grupo, a primeira dose será aplicada aos seis meses de idade, a segunda dose aos sete meses e a terceira aos nove meses. As crianças que já receberam três doses anteriormente não precisam de doses adicionais.

Para pessoas que façam parte dos grupos prioritários e que tenham cinco anos ou mais de idade, é recomendado uma dose anual ou semestral da vacina, independentemente do número de doses prévias recebidas, já que possuem maior risco de desenvolver formas graves da doença.

Pessoas imunocomprometidas, gestantes, puérperas e que tenham 60 anos ou mais receberão doses da vacina com um intervalo de seis meses, enquanto para os demais públicos, como indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência (PCD) e população de rua, por exemplo, o intervalo de vacinação será anual.

As crianças entre seis meses e cinco anos serão vacinadas com o imunizante Pfizer baby, enquanto as crianças com mais de cinco até onze anos de idade receberão o imunizante Pfizer pediátrica, já a população geral acima de 12 anos de idade receberá a vacina bivalente. Todas as vacinas são disponibilizadas de forma gratuita nas unidades de saúde do município.

Comentários


Instagram

Facebook