Notificação de casos de dengue continua alta em Vitória da Conquista
A Prefeitura de Vitória da Conquista divulgou nesta segunda-feira (7) mais um boletim de notificações das arboviroses.
Foram notificados 7.232 casos com suspeita de dengue, sendo 1.649 casos confirmados. O período de registro é de 1° de janeiro a 11 de março de 2024.
Há também 1.264 notificações suspeitas de chikungunya, com 37 confirmadas, e outras 389 notificações de zika, com um caso confirmado.
Em Vitória da Conquista, três pessoas morreram por causa da dengue e, segundo a Prefeitura, há mais duas mortes sendo investigada pela Câmara Técnica do Estado por suspeita de dengue. A Prefeitura também informou que há 56 pessoas internadas em unidades hospitalares.
Desde quando o município entrou em situação de emergência por causa da dengue, a Prefeitura ampliou o atendimento em unidades de saúde, com o modelo sentinela. Segundo o governo municipal, as Unidades de Saúde da Família Solange Hortélio (Urbis II), Morada dos Pássaros, João Melo Filho (Ibirapuera) e Nova Cidade estão atendendo, prioritariamente, aos pacientes com sintomas suspeitos de dengue e síndromes gripais, considerados fichas verdes e azuis, no horário das 14h às 22h. As fichas são preenchidas até as 20h, a depender da demanda de pacientes, e os atendimentos seguem até as 22h.
A Prefeitura também recomenda que em caso de sintomas como febre (geralmente acima de 38°C), dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, manchas avermelhadas pelo corpo, falta de apetite, mal estar e cansaço, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para receber atendimento médico e evite a automedicação com anti-inflamatórios, como Ibuprofeno, Naproxeno, Cetoprofeno e Nimesulida, para evitar complicações.