Prefeitura sanciona lei que inclui ações do Janeiro Verde no calendário municipal
Reprodução: PMVC
O Governo Municipal sancionou e publicou no Diário Oficial do Município (DOM), nesta segunda-feira (6), a Lei 2.889, que inclui o Janeiro Verde no calendário de eventos do município. A proposta é que neste mês se debata e traga conscientização sobre o combate ao câncer de colo de útero.
A Lei 2.889 determina a realização de atividades de forma anual durante a campanha Janeiro Verde, que ocorre em todo o mundo. Entre os seus propósitos estão o aumento da cobertura vacinal contra o HPV, o aprimoramento da abrangência e qualidade nos programas de rastreamento, investimento na educação da população, melhoria nos processos de diagnóstico e tratamento e o estímulo à pesquisa.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de colo de útero é o segundo tipo que mais alcança e causa óbito de mulheres, ficando atrás somente do câncer de mama. A doença pode ser prevenida com o uso do preservativo e também com a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), disponível no SUS para adolescentes a partir de nove anos de idade.