Prefeitura de Vitória da Conquista informa desativação do modelo sentinela em quatro Unidades de Saúde
Devido à redução das notificações de arboviroses nas últimas semanas, a Prefeitura de Vitória da Conquista informou que começou a desativar o modelo sentinela nas Unidades de Saúde Solange Hortélio, Morada dos Pássaros, Nova Cidade e João Melo Filho.
Desta forma, essas Unidades de Saúde voltarão a funcionar, a partir desta segunda-feira (20), dentro dos seus horários normais de atendimento: das 8h às 12h e das 14h às 17h.
A Prefeitura também informou que as Unidades de Saúde noturnas permanentes Dr. Admário Santos (bairro Brasil), Conveima, Panorama e Régis Pacheco (Centro) continuarão prestando atendimento prioritário às pessoas com sintomas suspeitos de dengue ou síndromes respiratórias, além das demandas espontâneas da Atenção Básica, das 17h às 22h, atendendo de acordo com a capacidade operacional da equipe.
O modelo sentinela foi adotado no período emergencial em 26 de fevereiro para atender pacientes com suspeitas de dengue e síndromes gripais.
De acordo com a Prefeitura, em 12 semanas de funcionamento, as oito unidades com horário estendido prestaram 20.141 atendimentos à população, dos quais, 85,04% deles relacionados às arboviroses e 14,95% às síndromes gripais e outros agravos de saúde.
Dados retirados do Sistema Municipal de Monitoramento - PMVC/Divulgação