Enlivre-se Podcast com estudantes do curso de Direito tematizou as intersecções entre o fazer jurídico e a produção artística em suas múltiplas linguagens
O episódio da quarta temporada do Enlivre-se Podcast foi ao ar na última sexta-feira e a apresentadora Bianca Silva, que também é docente de Direito e Arte da FAINOR (Faculdade Independente do Nordeste), recebeu os estudantes Thainara Dutra (historiadora), Felipe Ferreira, Pedro Ferreira e Brenda Costa para um diálogo sobre as possíveis interfaces entre a dogmática característica do direito e as artes.
Esta temporada do podcast está acontecendo sob o mote temático de direito e arte, assim, todos os programas têm sido conduzidos com a participação de juristas, advogados e professores de direito em consonância com a presença de artistas e escritores, a exemplo do penúltimo episódio em que o professor de direito eleitoral Cristian Patric integrou a programação com a escritora conquistense Ana Luz.
Nesta entrevista, os estudantes conversaram sobre como o componente curricular foi conduzido ao longo do semestre e suas contribuições para formação humana de cada um. Thainara, Brenda, Felipe e Pedro mencionaram uma diversidade de autores que foram lidos, dentre eles, Ronald Dworkin e Fábio Schecaira, filósofos que discutem sobre as aproximações entre a interpretação jurídica e a interpretação literária, além de “Antígona” (Sófocles) e “O Arroz de Palma (Francisco Azevedo)”. Pelo fato de direito e arte ser uma disciplina de extensão, a participação no programa culminou como uma atividade que traz para o público os resultados de um processo de aprendizagem interdisciplinar que envolveu a leitura de textos acadêmicos e literários, a transmissão de filmes e visitas a exposições de arte que aconteceram na cidade de Vitória da Conquista nos últimos meses.
Thainara Dutra, Bianca Silva, Brenda Costa, Pedro Ferreira e Felipe Ferreira na Mega Rádio VCA.
Para Thainara Dutra, a disciplina além de oferecer um repertório filosófico diferenciado para a formação jurídica foi também um contexto de acolhimento para ela que retornou para o curso depois de um tempo. A estudante ressaltou a necessidade de interdisciplinaridade no direito e o quanto a interpretação dos casos jurídicos deve levar em consideração a integridade do direito, assim como um romance em cadeia.
Durante o diálogo, além de colocarem suas percepções sobre os estudos empreendidos em direito e arte que busca vislumbrar a arte extraída dos contextos jurídicos, os elementos jurídicos presentes nas produções artísticas e o direito da arte (como os direitos autorais), os alunos da FAINOR fizeram questão de deixar indicações de filmes e livros. Pedro Ferreira finalizou sua participação com uma verdadeira curadoria dos filmes assistidos recentemente por ele: “Não! Não Olhe!”, de Jordan Peele; “O Irlandês”, de Martin Scorsese, e “Anatomia de uma queda”, de Justine Triet.
Para saberem mais, recomendo que assistam o episódio completo que pode ser acessado nos canais Enlivre-se e Mega Rádio, no Youtube, e também no Facebook da Mega Rádio VCA. Simbora!