Administração da segunda dose da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes começou em Vitória da Conquista na última terça-feira (23)

Foto: Divulgação/SECOM
  • Ane Xavier
  • Atualizado: 24/07/2024, 02:39h

Na última terça-feira (23), iniciou-se em todas as unidades de saúde da zona urbana a administração da segunda dose da vacina contra a dengue para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. A segunda dose é destinada àqueles que tomaram a primeira entre os dias 2 e 30 de abril de 2024. O esquema vacinal requer um intervalo de três meses entre as doses para ser completado.

Em abril, aproximadamente 6.600 pessoas do público-alvo receberam a primeira dose, de um lote de 6.670 doses provenientes de sobras de vacinas não utilizadas por outros municípios.

Para a segunda etapa da vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu 4.300 doses da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e aguarda mais doses para atender toda a demanda. A vacinação ocorrerá nas unidades de saúde durante o horário de funcionamento das salas de vacinas, conforme a disponibilidade de estoque.

Vitória da Conquista não foi incluída na lista de municípios selecionados pelo Ministério da Saúde para receber vacinas contra a dengue, devido à não conformidade com o critério de alta transmissão exigido. As vacinas recebidas em abril pela SMS foram sobras de lotes originalmente enviadas aos municípios selecionados, redistribuídas para aproveitamento antes do vencimento, no final daquele mês.

Segundo o Informe Técnico Operacional da Estratégia de Vacinação contra a Dengue, o Governo Federal priorizou municípios com mais de 100 mil habitantes, alta transmissão de dengue entre 2013 e 2022, e maior predominância do sorotipo 2 da dengue, incluindo cidades como Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus e Santo Antônio de Jesus. Vitória da Conquista não se enquadrou nesses critérios.

Comentários


Instagram

Facebook