Estudo do Centro de Liderança Pública aponta Vitória da Conquista como a 14º cidade mais sustentável do nordeste
O Centro de Liderança Pública (CLP) divulgou o Ranking de Competitividade dos Municípios de 2024, avaliando 404 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, incluindo Vitória da Conquista. O estudo analisou o desempenho dos municípios em três dimensões: instituições, sociedade e economia, com o objetivo de compreender a capacidade de cada localidade de gerar riqueza, atrair investimentos e melhorar a qualidade de vida da população.
Vitória da Conquista ocupa a 233ª posição no ranking geral, sendo a 14ª entre os municípios do Nordeste. O município teve seu melhor desempenho na dimensão economia, onde ficou em 281º lugar, com destaque para os pilares de inovação e dinamismo econômico (97ª colocação) e capital humano (220ª colocação).
Por outro lado, Conquista apresentou resultados menos favoráveis nas dimensões instituições e sociedade, ocupando as 330ª e 376ª posições, respectivamente. Para melhorar sua competitividade, o município precisa investir em áreas críticas como saneamento, onde ficou na 364ª colocação, e meio ambiente, com uma baixa colocação em 402º.
O CLP também avaliou o desempenho dos municípios em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os resultados foram apresentados em uma escala de pontuação que varia de zero a 100 e fez uma análise comparativa do progresso das cidades no cumprimento das metas globais de desenvolvimento sustentável.
Para mais detalhes, confira o estudo completo do CLP clicando aqui.