Campanha de prevenção às sífilis adquirida e congênita segue até final de outubro

  • Da Mega
  • Atualizado: 24/10/2024, 08:34h

A Prefeitura de Vitória da Conquista, através da secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove até o final deste mês a campanha Outubro Verde, voltada para o combate às sífilis adquirida e congênita.  

Segundo a Prefeitura, a programação conta com palestras e sensibilização para testagem nas unidades de saúde e em algumas empresas e também capacitação para atualização dos profissionais da rede municipal de saúde.

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), que, quando não tratada, acarreta graves prejuízos à saúde, cujo desfecho mais desfavorável é a sífilis congênita, transmitida de mãe para filho durante a gestação. Mas é passível de controle desde que a mulher seja diagnosticada e tratada adequadamente durante a gestação.

Em publicação no site da Prefeitura, a coordenadora do Caav, Edilane Borges, disse que "o trabalho foi organizado da seguinte forma: o Caav com teste rápido, a Vigilância (Epidemiológica) com a parte de prevenção e orientação, e o Cerest com a prevenção e orientação sobre o trabalho".

Ainda de acordo com a Prefeitura, em Vitória da Conquista, no ano de 2023, foram notificados 645 casos de sífilis adquirida; 118 casos confirmados de sífilis em gestante e 24 casos de sífilis congênita. Em 2024, dados preliminares até o dia 30 de setembro, foram confirmados 422 casos de sífilis adquirida; 91 casos de sífilis em gestante e 11 casos de sífilis congênita.

 

Comentários


Instagram

Facebook