Mega irá homenagear grandes nomes do rádio conquistense no Dia Mundial da Rádio em nova série de entrevistas
A partir desta quinta-feira (13), quando se comemorar o Dia Mundial da Rádio, a equipe de Jornalismo da Mega Rádio publicará uma série de entrevistas com nomes que fizeram história dentro da profissão em Vitória da Conquista. A iniciativa é do jornalista Júnior Patente, que também assume a produção da série ao lado de Ane Xavier e Danilo Souza.
Radialistas de diversas épocas e emissoras serão entrevistados ao longo da série. Um deles é o Camponês, que comandou o programa Bom Dia Camponês, na Rádio UP, há cerca de vinte anos. Se considerar toda a sua carreira, que começou ainda em Minas Gerais, estado onde nasceu, já são quase cinco décadas fazendo rádio.
Júnior Patente (à esquerda) e Camponês (à direita) durante uma das entrevistas da série. Foto: Danilo Souza
O diretor Júnior Patente, em entrevista sobre o assunto no Programa Bom Dia Mega com Daniel Morais, contou como surgiu a ideia. “Nós discutimos e decidimos fazer uma homenagem ao Dia Mundial da Rádio conversando com quem faz a rádio. Preparamos uma série de entrevistas trazendo homenagens, porque tem gente com 40, 45, 50 anos de rádio, que é um tempo específico, que é uma vida” , disse Patente.
As entrevistas serão exibidas na íntegra, às 16h, dentro da programação da Mega entre os dias 13 e 21 de fevereiro, com execução de sábado (15) e domingo (16). Posteriormente, o material também ficará disponível em formato de podcast nas plataformas de áudio, como o Spotify.
Júnior Patente e Camponês no estúdio da Mega Rádio. Foto: Danilo Souza
A rádio no Brasil
A primeira transmissão de rádio no Brasil no formato como conhecemos hoje ocorreu no dia 7 de setembro de 1922, no Rio de Janeiro, durante o centenário da Independência. O evento foi realizado no Theatro Municipal e contou com a exibição da ópera O Guarani, de Carlos Gomes, e com o discurso do presidente Epitácio Pessoa. A chegada do meio de comunicação foi essencial para ampliar o alcance e a conexão com o público, especialmente em locais onde a televisão ainda era distante, como as zonas rurais, por exemplo.
A rádio em Vitória da Conquista
Já por aqui em Vitória da Conquista, a primeira rádio local surgiu há mais de 60 anos. Em 1952, foi inaugurada a emissora Rádio Clube, que trabalhava no prédio Casal Julião, localizado na Praça Barão do Rio Branco. O primeiro locutor da emissora foi Hélio Gusmão. Na sequência, vieram as vozes dos comunicadores J. Menezes e Gilson Moura. Em 1980, a Rádio Clube passou a funcionar na frequência modulada, uma FM popular, tornando-se a Rádio Clube FM 95,9, sendo o ponto de partida para as futuras emissoras que viriam depois.