Primeiros casos de Influenza B e Rinovírus são detectados pela Vigilância Sentinela em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução / PMVC
A Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou os primeiros resultados das amostras de exames RIT PCR realizados pela Vigilância Sentinela de Vírus Respiratórios. Implantada no dia 10 de março, na Unidade de Saúde Admário Silva Santos, a estratégia tem por objetivo identificar os vírus respiratórios que circulam no município.
As primeiras sete amostras foram avaliadas pelo Laboratório Central (Lacen) da Bahia e tiveram os seguintes resultados: quatro positivas para Influenza B, uma para Rinovírus e duas não identificadas. O critério para coleta seguiu orientações do Ministério da Saúde, em que cada paciente deveria apresentar febre e mais dois sintomas de síndrome respiratória.
Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Amanda Lima, as quatro amostras que foram positivas para o vírus da Influenza B representam uma influenza sazonal cuja circulação é bem típica desse período. “A gente, inclusive, se aproxima agora da campanha da vacina contra gripe, justamente por conta dessa circulação da Influenza B, que é sazonal. No Brasil, a sazonalidade do vírus Influenza B ocorre no período de março, abril, em outubro, e é por isso que a campanha normalmente é em abril, mas aqui em Conquista a gente não tinha essa comprovação. Então, essa primeira semana já mostra realmente, assim como os estudos do Brasil, das vigilâncias sentinelas, que de fato é uma semana epidemiológica que circula esse tipo de vírus”.
Sobre o Rinovírus, Amanda explica que esse não é um vírus de grande impacto. “É um vírus respiratório simples, de baixo impacto, não tem tanta patogenicidade, mas que causa um quadro gripal, vírus já conhecido. A partir da Vigilância Sentinela, vamos poder melhor observar se ele também circula somente neste período ou se circula durante todo o ano”.
Essa ação de Vigilância Sentinela será permanente no município, com a coleta de sete amostras de exames RIT PCR na Unidade de Saúde Admário Silva Santos, das 17h às 22h (segunda a quarta-feira), obedecendo os critérios de definição de caso de síndrome gripal (febre e coriza) e o agendamento prévio através das unidades de saúde de horário estendido (Admário Silva Santos, Nova Cidade, Régis Pacheco e Nelson Barros).